Tribuna das Ilhas

Infinity 8
  • Início
  • Local
  • Triângulo
  • Regional
  • Desporto
  • Cultura
  • Política
  • Opinião
  • Cartoons
Últimas :
Em 2019 - Açores vão receber Encontro Nacional de Vigilantes da Natureza
Pesca - Convenção Coletiva de Trabalho fundamental para a sustentabilidade social do setor
Acessibilidades - Prova do Campeonato Nacional de Jet Ski no Faial cancelada por falta de lugares nas ligações aéreas
A insustentável leveza do dinheiro
25.º Encontros Filosóficos - “Estar no mundo: vias para uma sociedade sustentável”
Área de Reabilitação Urbana - Estratégia de reabilitação da CMH em discussão até maio
Castelo Branco - Placa toponímica homenageia Casimiro Gonçalves
Efeméride - Teatro de Giz comemora 20 anos
300 anos do voto do Senhor Santo Cristo - Faial continua a celebrar data com procissão de homenagem
  • Início
  • Cultura
  • Nuno Avelar
Nuno Avelar

Nuno Avelar

José Leonardo entrega estudo da ampliação da pista do aeroporto a Vasco Cordeiro
12
maio

José Leonardo entrega estudo da ampliação da pista do aeroporto a Vasco Cordeiro

Publicado em Geral
Sê o primeiro a comentar

O Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva, apresentou no dia 08 de maio ao Presidente do Governo Regional o estudo relativo à ampliação da pista do aeroporto da Horta, elaboradopor um grupo de trabalho(presidido pelo ex-diretor do aeroporto) criado pela Câmara a que preside.
O documento, propõe a ampliação da pista dos atuais 1.600 para 2.050 metros de comprimento, em terrenos conquistados ao mar, e por um valor de 35 milhões de euros, o qual é substancialmente inferior ao inicialmente previsto (73 milhões de euros).
Apesar de o presidente da Câmara Municipal da Horta, ter afirmado nessa reunião no Palácio de Sant`Ana que a ampliação da pista visa “ter na ilha do Faial mais gente, mais economia que criará emprego e dará uma sustentabilidade relevante”, o líder do Governo Regional considera, acerca desse estudo, que deve ser a empresa privada Vinci, que explora aquele aeroporto e outros da região, a assumir financeiramente a obra.
Vasco Cordeiro referiu ainda, a este propósito,que“nós temos uma empresa privada que retira receitas dos aeroportos da região que estão subordinados à concessão e esse dado, necessariamente, tem que estar presente na análise da assunção de responsabilidade financeiras”.
José Leonardo classifica aquele documento “de documento de pressão”, salientando que a expetativa da Câmara da Horta “é que este estudo seja avaliado e se encontre soluções para o nosso aeroporto”. Neesse sentido, anunciou que, ainda esta semana, decorrerá a entrega do processo ao Conselho de Administração da ANA/VINCI, estando, ainda, a ser conciliadas agendas no sentido de o mesmo procedimento ser realizado junto do Governo da República.
Considerando que o estudo realizado é “sério e credível”, o autarca entende que “merece ser analisado e que se pronunciem sobre ele”, no sentido de se encontrar soluções para o Aeroporto que permitam ter “mais gente, mais economia e mais turismo”, na ilha do Faial. g

Ler mais
CMH firma parceria para abrir Igreja do Carmo e criar roteiro de arte sacra
12
maio

CMH firma parceria para abrir Igreja do Carmo e criar roteiro de arte sacra

Publicado em Local
Sê o primeiro a comentar

A Câmara Municipal da Horta e a Ordem Terceira do Carmo celebraram na passada semana uma parceria, que visa abrir a Igreja do Carmo à visitação e incentivar a criação de um roteiro de arte sacra, na ilha do Faial.
O protocolo celebrado, no valor de 23.080,92€ será utilizado para a colocação e soalho em todo o corpo da Igreja, facilitando o processo de organização do património que se encontra depositado e entretanto reunido naquele local e abrir a Igreja aos turistas.
Para o reitor da Ordem Terceira, Pe. Marco Luciano a Câmara Municipal e a Ordem Terceira deram um passo importantíssimo para a abertura do templo dando continuidade às parcerias realizadas na recuperação do adro da Igreja e na abertura de uma das capelas daquele templo.
O Reitor da Ordem afirmou ainda que a partir da conclusão das obras que agora terão lugar, estarão criadas condições para “criar um roteiro de arte sacra que seja dinâmico e faça as pessoas percorrerem um itinerário”. Marco Luciano sugeriu a criação de uma rota dos conventos, com a Igreja Matriz a exibir peças de ourivesaria de elevada valor e o Carmo com sua estatuária e paramentaria de valor incalculável.
Para o Presidente da Câmara Municipal da Horta, trata-se de “sinal da importância que esta Igreja tem no contexto da cidade e da ilha do Faial”, assim como uma oportunidade de, através do turismo religioso, potenciar, cada vez mais, o turismo, quebrando a sua própria sazonalidade.
Por outro lado, acrescentou, esta era uma das áreas onde, há 4 anos, estabeleceu o compromisso de incentivar o turismo religioso, através da criação de um roteiro de arte sacra e esta parceria é, por esse motivo, determinante para dar sentido e valorizar o património que existe e que é dos faialenses.
José Leonardo Silva valorizou, ainda, o trabalho voluntário desenvolvido pela Ordem Terceira do Carmo, na recuperação da sua capela lateral, assim como de todas as comissões fabriqueiras em torno da ilha, algumas das quais, celebraram parcerias com a autarquia no sentido de contribuir para a preservação e manutenção do seu património e para atenuar as dificuldades existentes relacionadas com empréstimos decorrente de obras realizadas no âmbito do Sismo de 1998. g

Ler mais
(Re)Pensar as pessoas idosas no  século XXI apresentado na Horta
12
maio

(Re)Pensar as pessoas idosas no século XXI apresentado na Horta

Publicado em Cultura
Sê o primeiro a comentar

Foi lançado na Horta esta semana o livro (Re)Pensar as pessoas idosas no século XXI, de Teresa Medeiros.
A cerimónia decorreu no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça e foi organizado pela Cáritas da Ilha do Faial.
De acordo com a autora da obra “o fenómeno do envelhecimento constitui-se como um grande desafio do século XXI, que requer abordagens multidisciplinares, e em rede, na procura de soluções para a participação, a inclusão, a segurança e o bem-estar das pessoas idosas, com vista à promoção do envelhecimento ativo”.
O livro (Re)pensar as pessoas idosas no século XXI é resultado deste estudo feito por Teresa Medeiros que contou com uma amostra de 320 participantes, dos quais 200 mulheres e 120 homens, com mais de 60 anos, residentes nas ilhas de São Miguel, Santa Maria, Terceira e Flores.
A obra, formada por 17 capítulos, tem 328 páginas, organizadas em quatro seções, “um testemunho vivo sobre o ser idoso”, referiu Teresa Medeiros. “O livro apresenta vários testemunhos de pessoas idosas e de técnicos da área da saúde. É um livro de sentimentos e emoções e tem a colaboração de muitos investigadores”, sublinhou Teresa Medeiros, indicando que a obra integra estudos de Espanha, Brasil, Argentina e Portugal”.
"Avaliámos a percepção da satisfação com a reforma na vida pessoal e verificámos que 50,7% das pessoas estão satisfeitas ou mesmo muito satisfeitas (33,1%). As fontes de suporte e apoio afectivo na situação actual são a família e ou os amigos", explicou a psicóloga, indicando, no entanto, que "os índices de satisfação diminuem quando se fala na saúde e com a situação económica". Segundo a docente, "as pessoas estão mais ou menos sinalizadas e têm apoios governamentais e familiares", destacando-se ainda "a vivência da religião", afirmou aos presentes.
Teresa Medeiros considerou primordial "investir na prevenção e nas atividades de estimulação e de bem-estar que proporcionem uma actividade cerebral intensa para reduzir ou minorar o envelhecimento com demência", exemplificando com o programa de Aprendizagem ao Longo da Vida que criou em 2003 na Universidade dos Açores.
Apesar de destacar a existência de uma boa rede de equipamentos sociais para a terceira idade, a docente defendeu, contudo, que os Açores poderiam evoluir também para um modelo de residências onde os idosos pudessem ter uma vida autónoma, mas apoiada com serviços de saúde e protecção. Para a coordenadora da obra, "o envelhecimento não é mais que um processo de mudanças que se operam ao longo do tempo", salientando que "é possível encontrar maior bem-estar psicológico junto das pessoas que têm actividades de estimulação cognitiva e social". g

Ler mais
XXIV Encontros Filosóficos celebram “Diálogo, Participação e Comunidade do Canal”
05
maio

XXIV Encontros Filosóficos celebram “Diálogo, Participação e Comunidade do Canal”

Publicado em Local
Sê o primeiro a comentar

A Escola Secundária Manuel de Arriaga realizou, pela vigésima quarta vez consecutiva, os Encontros Filosóficos, em parceria com Assembleia Legislativa Regional dos Açores – ALRAA; Governo Regional dos Açores- Direção Regional dos Açores, Conselho Nacional de Educação, Universidade Aberta, CLA- Centro Local da Universidade Aberta; Universidade dos Açores- IMAR, Escolas Básicas e Secundárias de Madalena do Pico, Lajes do Pico, S. Roque do Pico, Escola Básica e Secundária de Velas e as Câmaras Municipais de Horta, Madalena, Lajes e S. Roque do Pico.
Os objetivos definidos no final deste evento passaram por “contribuir para a construção de um novo pensamento, a reconstrução do olhar sobre realidades novas, nomeadamente o problema dos currículos e da construção do conhecimento, com o Doutor David Justino, Presidente do Conselho Nacional de Educação e o Doutor Carlos Fiolhais. Refletir sobre os desafios que se colocam à Educação em Portugal, no século XXI, com o Doutor Manuel Miguéns, Secretário Geral do Conselho Nacional de Educação. O Doutor Eduardo Marçal Grilo apresentou a comunicação "Educar para a Humanidade e uma Cidadania Global"”, frisou Maria do Céu Brito.
O problema da Diferenciação de Trajetos Educativos foi abordado pela Doutora Maria Paula Paixão, da Universidade de Coimbra. Os novíssimos "Desafios das Neurociências e o Contributo do Estudo do Cérebro para a Compreensão dos Processos de Aprendizagem", foram abordados pela Doutora Joana Rato, da Universidade Católica. O Dr. Álvaro Laborinho Lúcio falou de Educação em Tempo de Incerteza. Oreitor da Universidade Aberta, Doutor Paulo Dias, refletiu sobre os "Desafios para uma Cidadania do Conhecimento na Sociedade Digital". A Doutora Paula Carqueja, da Associação Portuguesa de Professores, e o Doutor Eusébio Machado dialogaram com os alunos sobre os processos de aprendizagem e os desafios que se colocam à Escola na contemporaneidade. As conferências e os vários workshops decorreram em simultâneo nas três ilhas, nomeadamente a oficina "Educação, Vídeo e Tecnologias Digitais", pelo Doutor António Moreira, da Universidade Aberta, "Animação 3D", pelo Doutor Paulo Neves, Educação Holísitica e Autoregulação", pela Drª Maria de Fátima Goulão. Algumas destas oficinas foram dirigidas também a alunos. No mês de maio realizar-se-ão vários workshops: um de um fotografia subaquática, que decorrerá na ilha do Faial e no Pico; o workshop "Educar para as Ciências do Mar", orientado pelo Doutor Hélder Silva, Doutora Ana Martins e Doutor João Gonçalves. e uma oficina holística, destinada a professores.
As conferências foram todas abertas à comunidade. De registar ainda o momento de partilha de experiências e apresentação de projetos pelas escolas parceiras, no âmbito do ProSucesso e a apresentação do Projeto "Novas Rotas", pela Doutora Conceição Medeiros.
Alguns dos problemas colocados pelos XXIVs Encontros Filosóficos abriram espaços de reflexão e trabalho comum entre as escolas parceiras e as equipas de trabalho das cinco escolas envolvidas no projeto.
Deste Encontro ressalta ainda a dimensão humana de pessoas que comunicaram ideias, partilharam saberes e criaram espaços de pensamento, de criatividade, de liberdade, de diálogo entre as Ciências, a Literatura, as Artes Plásticas e a Música. 

 

Ler mais
Encontro Regional de Infantis e Juvenis de Andebol 2017
05
maio

Encontro Regional de Infantis e Juvenis de Andebol 2017

Publicado em Desporto
Sê o primeiro a comentar

O Sporting da Horta marcou presença no Encontro Regional de Infantis e Juvenis de Andebol 2017 que se disputou na ilha Terceira.
Os “miúdos da Eduardo Bulcão” foram implacáveis e conquistaram o primeiro lugar desta competição, quer em infantis quer em juvenis.
Os infantis, que venceram todos os jogos disputados, asseguraram assim o primeiro lugar com acesso ao nacional.
Os juvenis disputaram a 2.ª fase do encontro regional juvenis com acesso à fase final regional e ficaram no primeiro lugar do pódio.

Ler mais
  • Anterior
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • Seguinte
  • Fim
Isa Machado
  • Perdeu a senha?
  • Esqueceu-se do nome de utilizador?
  • Registe-se!
  • Contatos
  • Pesquisa
  • Assinatura
Copyright © Tribuna das Ilhas 2018 All rights reserved. Custom Design by Youjoomla.com
Cultura