Nas últimas 24 horas foram diagnosticados 31 novos casos de COVID-19 nos Açores, todos em São Miguel, sendo 27 em contexto de transmissão comunitária, e quatro referentes a viajantes (três, não residentes, com análise positiva ao sexto dia, e um viajante interilhas, com teste positivo no rastreio para viagem entre São Miguel e a Terceira). O total de casos positivos resulta de 2.089 análises realizadas em laboratórios de referência da Região.
No concelho de Ponta Delgada foram registados 11 novos casos (um nos Arrifes, dois na Fajã de Baixo, dois em São Pedro, dois no Livramento, um em Santa Clara, um em São Vicente Ferreira e dois em São José). No concelho de Vila Franca do Campo foram registados 10 casos (seis em São Miguel, três em São Pedro e um em Água de Alto). No concelho do Nordeste há cinco novos casos (um na Achada, um em São Pedro de Nordestinho, dois em Santo António de Nordestinho e um na Algarvia). No concelho da Ribeira Grande foi registado um caso em Santa Bárbara e no concelho da Lagoa há quatro novos casos (dois em Santa Cruz, um na Ribeira Chã e um no Rosário).
No mesmo período registou-se um total de nove recuperações, todas em São Miguel e todas no concelho de Ponta Delgada (duas em São Pedro, duas na Covoada, duas na Fajã de Baixo, uma na Fajã de Cima, uma em São Roque e uma em São Vicente Ferreira.
Estão agora sete doentes internados, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, dois dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos.
A Região regista hoje 208 casos positivos ativos, sendo 207 em São Miguel (81 no concelho de Ponta Delgada, 66 em Vila Franca do Campo, 38 no concelho do Nordeste, 12 na Ribeira Grande, nove no concelho da Lagoa, e um no concelho da Povoação) e um em Santa Maria, na freguesia de Santa Bárbara, do concelho de Vila do Porto. O número de vigilâncias ativas é presentemente de 1.177.
Em São Miguel passaram a nível de Médio Risco os concelhos da Lagoa, Povoação, Ponta Delgada e Ribeira Grande e em Alto Risco estão os concelhos de Nordeste e Vila Franca do Campo. Novas medidas de contenção da pandemia foram anunciadas ontem e entram em vigor às 00h00 de amanhã. Todos os concelhos das restantes ilhas do arquipélago apresentam níveis de Muito Baixo Risco. Mais informações podem ser obtidas online em: https://covid19.azores.gov.pt/ e na página de Facebook da Direção Regional da Saúde: https://www.facebook.com/
Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.355 casos positivos de COVID-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 4.009 pessoas. Faleceram 30, saíram do arquipélago 67 e 41 apresentaram prova de cura anterior. Foram extintas 199 cadeias de transmissão local. Até à data de hoje realizaram-se nos Açores 408.106 análises para despiste da COVID-19.
Desde 31 de dezembro de 2020 e até 8 de abril, 56.725 pessoas com 15 ou mais anos foram vacinadas no arquipélago, 39.003 com a primeira dose e 17.722 com a segunda, no âmbito da primeira fase do Plano Regional de vacinação. Mais informação em: https://vacinacao-covid19.
As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.
É reiterada a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.
Para mais informação deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores sobre o controlo da pandemia na Região, em https://destinoseguro.azores.gov.pt/, ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.
O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h30 e as 18h30, nos dias úteis, e a Linha RIAC 800 500 501, que funciona de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 22h30, e aos domingos, das 10h00 às 22h30.
Está disponível também o endereço de correio eletrónico [email protected] para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus.