Bloco considera abate de gamos nas Flores uma enorme crueldade e exige explicações por parte do Governo

0
11
blank
DR

O Bloco de Esquerda considera o abate de uma dezena de gamos na ilha das Flores uma enorme crueldade e enviou um requerimento ao Governo Regional a exigir explicações sobre este processo.

Para os deputados bloquistas, este desfecho teria sido evitado com medidas preventivas, como o controlo populacional por separação dos animais por sexo ou através da esterilização dos animais.

Segundo as denúncias que chegaram ao Bloco, foram abatidos cerca de uma dezena de gamos no matadouro da ilha das Flores.

Para o Bloco de Esquerda esta situação é incoerente com o objetivo de os Açores serem um exemplo na vanguarda do bem-estar animal.

Recorde-se que a 22 de setembro de 2021, o Bloco de Esquerda enviou um requerimento ao Governo Regional no seguimento de declarações do Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, que avançou na altura com a possibilidade de iniciar um processo de abate de gamos – animal da família dos veados – como forma de diminuir a população destes animais no Monte Brasil, na ilha Terceira.

Na altura, o Bloco manifestou-se contra o abate destes animais e pediu esclarecimentos ao executivo.

Outra hipótese colocada pelo Governo Regional foi a cedência dos animais a outras entidades como forma de reduzir a população de gamos no Monte Brasil.

Na altura e em resposta ao requerimento do Bloco de Esquerda, o Governo referiu existir “muitos particulares interessados”, mas também colocou a hipótese de “os enviar para outros espaços públicos”, nomeadamente “Reservas Florestais de Recreio dos Açores”.

Perante isso, os deputados do Bloco querem saber se o abate dos gamos foi autorizado pelo Governo, qual a origem dos animais, quantos foram abatidos e qual o motivo para o seu abate.

O Bloco quer também saber por que motivo não foram consideradas outras opções, que não o abate dos gamos e que diligências serão tomadas pelo Governo de modo a evitar que situações destas se repitam.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!