Bloco defende contratação de funcionários para os serviços de desporto em vez da sobrecarga dos trabalhadores das escolas

0
18
blank

O Bloco de Esquerda quer explicações do Governo relativamente ao recurso a funcionários das escolas para a utilização de instalações desportivas em horário noturno e aos fins-de-semana. António Lima e Alexandra Manes alertam que estes trabalhadores fazem falta nas escolas e que a solução deve passar pela contratação de mais funcionários para os serviços de desporto.

O Bloco de Esquerda recebeu recentemente denúncias que dão conta que devido à utilização, por parte dos serviços de desporto, de pavilhões desportivos de escolas, têm sido alocados assistentes operacionais para as atividades decorrentes dos serviços de desporto, em horário por turnos, fora do previsto para a efetividade das suas funções nas escolas.

A estas denúncias, juntam-se também relatos da existência de “coação por parte de conselhos executivos junto dos funcionários”, publicados hoje num órgão de comunicação social.

Num requerimento dirigido ao Governo Regional, o Bloco de Esquerda refere que “uma vez que está em causa a necessidade de recursos humanos para a realização de atividades associadas aos serviços de desporto, não se compreende porque não se encontram a ser contratados funcionários em exclusivo para a realização destas funções”.

Além disso, o Bloco alerta para os impactos que o recurso a estes trabalhadores, que são retirados do trabalho em horário normal para realizarem trabalho por turnos, pode ter no regular funcionamento das escolas, que enfrentam um problema de falta de assistentes operacionais.

O Bloco considera também que esta é uma situação inadmissível, com “impacto na vida destes trabalhadores”, porque “a distribuição de assistentes operacionais para as atividades dos serviços de desporto é feita muitas vezes, de véspera, causando instabilidade e dificuldade na compatibilização da vida profissional e familiar das e dos trabalhadores em questão”.

Por isso, o Bloco quer saber por que motivo estão a ser alocados assistentes operacionais das escolas para atividades realizadas pelos serviços de desporto, e porque não são contratados funcionários para colmatar as necessidades decorrentes das atividades dos serviços de desporto.

“Considerando que o horário previsto para os assistentes operacionais em funções nas escolas é diurno, como explica o Governo Regional a realização de horário por turnos por parte destes trabalhadores?” e “Que diligências serão tomadas pelo Governo Regional para resolver esta situação?”, são outras questões colocadas pelo Bloco de Esquerda ao Governo Regional.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!