CDU defende prioridade ao investimento na rede de cuidados primários de saúde na ilha do Pico

0
23
DR/CDU
DR/CDU

O primeiro candidato da CDU Açores, o Coordenador Regional do PCP Marco Varela, esteve ontem em contacto com a população. Acompanhado pela primeira candidata da CDU pela ilha do Pico, Daniela Jacobs, e de outros candidatos da CDU, Marco Varela ouviu as queixas dos utentes e afirmou que os serviços de saúde de proximidade têm de ser protegidos e valorizados, pois são essenciais para assegurar a saúde das comunidades. Também contribuem para a fixação de população nas zonas mais periféricas, e constituem uma necessidade premente tendo em conta o envelhecimento da população.

Em relação à reabilitação das instalações do Centro de Saúde do Concelho das Lajes do Pico, o candidato da CDU defendeu que se deve avançar para a construção de um novo Centro de Saúde, em vez de se estar a investir quase 1 milhão de euros num edifício que pertence à Santa Casa da Misericórdia.

As intervenções feitas no Centro de Saúde das Lajes do Pico nunca resultaram numa solução razoável. Por mais que se invista, por mais milhões que se gastem, será sempre muito difícil que um espaço que não foi planeado, nem criado para esse fim, seja no futuro o Centro de Saúde com qualidade que faz falta ao concelho e à ilha É de conhecimento público que o Centro de Saúde das Lajes do Pico era um dos Centros de Saúde com piores condições da Região Autónoma dos Açores.

A opção do Governo Regional foi mover o Centro de Saúde para o antigo edifício da escola das Lajes, mas este edifício também não tem as condições necessárias. Torna-se assim urgente a construção de um novo Centro de Saúde nas Lajes do Pico, com qualidade, quer na construção quer em funcionalidade, e de fácil acesso, que permita a prestação de cuidados de saúde modernos e disponibilize aos profissionais de saúde melhores condições de trabalho e motivação.

Marco Varela considerou que, em vez de uma verdadeira política de saúde, temos apenas um sistema orientado para dar respostas temporária. Daí que a CDU considere que tem de ser dada prioridade ao investimento na rede de cuidados primários de saúde. Já por diversas vezes foram feitas denúncias de picoenses que tiveram de ser deslocados para o Hospital da Horta, por falta de especialistas na USIP para fazer determinados exames ou

DR/CDU
DR/CDU

consultas, como por exemplo as consultas de Obstetrícia.

Desta forma, uma das prioridades da candidatura da CDU ao círculo eleitoral da ilha do pico será a área da Saúde, na qual tês de ser dadas respostas concretas e urgentes.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO