Consórcio recebe financiamento da UE para aumentar a segurança na navegação

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Fonte: Instituto Okeanos-UAç

 

Um consórcio europeu multidisciplinar com participação do Instituto Okeanos-UAç recebe financiamento da UE para aumentar a segurança na navegação.
 O Projeto OCEAN tem como objetivo melhorar a perceção situacional dos operadores de embarcações de marinha mercante, para reduzir a frequência de acidentes graves como colisões e encalhes, e para reduzir o risco de abalroamentos grandes predadores marinhos obstáculos flutuantes de grandes dimensões, como contentores perdidos;
 O Projeto OCEAN contribuirá para uma compreensão mais abrangente das causas subjacentes aos acidentes e procurará reduzir os prejuízos humanos, ambientais e económicos através de inovações técnicas e sociais em suporte aos profissionais da marinha mercante;
 O consórcio OCEAN, coordenado pela Høgskule på Vestlandet (Noruega), inclui 13 parceiros de 7 países europeus, vindos da indústria, academia, ONGs, e utilizadores finais. O Instituto de Investigação em Ciências do Mar – Okeanos, Universidade dos Açores, é responsável por um dos módulos do projeto, relativo à mitigação dos abalroamentos a grandes predadores marinhos, com especial foco em grandes baleias.
 O projeto conta com um orçamento total de €5,79 milhões, e foi co-financiado pelo Fundo Horizonte Europa e por fundos UK Research and Innovation, e decorrerá entre Outubro de 2022 e Setembro de 2025.
Perto de 3000 incidentes são registados anualmente na frota de marinha mercante europeia. Destes, 28% são classificados como acidentes severos ou graves, resultando na perda de vidas a bordo, poluição, incêndios, colisões ou encalhes. Erros de navegação são dominantes nessas estatísticas, de acordo com a Agência Europeia da Segurança Marítima.
A ambição do Projeto OCEAN é contribuir para a mitigação de acidentes marítimos, dando condições aos profissionais da marinha mercante para fazerem um trabalho ainda melhor do que aquele que já fazem. O consórcio OCEAN irá considerar os fatores mais pertinentes que podem contribuir para a cadeia de eventos levando a acidentes: treino, fatores técnicos, humanos ou organizacionais, limitações operacionais, processos e procedimentos, pressões comerciais. Irá, ainda, fazer recomendações sobre melhorias e alterações a regulamentos, padrões, e desenho de equipamentos na ponte de comando.
O Projeto OCEAN pretende melhorar a perceção situacional in loco e melhorar a performance de manobras evasivas, para evitar colisões com obstáculos de difícil deteção. O projeto produzirá e demonstrará diversas inovações, centradas no Monitor de Perceção Situacional 4D, produzido no âmbito do projeto, que permitirá uma visualização mais concisa e completa ao integrar sistemas já existentes de navegação com informação sobre deteção e previsão da distribuição de grandes baleias e contentores perdidos.
Paralelamente, o Projeto OCEAN irá ainda desenvolver e implementar uma infraestrutura europeia de riscos à navegação que centralizará observações e predições originadas em várias fontes. No final do projeto esse ecossistema de informação será transferido para organizações europeias relevantes, para garantir a sua execução e manutenção.
Tendo sido co-financiado no âmbito do fundo para Investigação e Inovação Horizonte Europa da UE, os 13 parceiros do consórcio representam 7 países europeus, nomeadamente a Dinamarca, Espanha, Grécia, Irlanda, Noruega, Portugal, e Reino Unido. Os membros incluem uma administração costeira, um operador de marinha mercante, investigadores de três universidades com competências em segurança e transporte, ecologia de mamíferos marinhos e conservação, infraestruturas e fusão de dados, acústica, sistemas de inteligência artificial, e deteção remota por satélite, empresas da indústria marítima, uma organização de profissionais marítimos, e uma organização de gestão de riscos marítimos. Os parceiros do Reino Unidos são suportados por fundos UK Research and Innovation através dos projetos 10038659 (Lloyd’s Register) e 10052942 (The Nautical Institute).

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