Fonte: Ordem dos enfermeiros
A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) tem vindo a acolher uma série de encontros com representantes dos sindicatos dos enfermeiros na região, tendo como ponto primordial da agenda a situação dos enfermeiros dos lares dos Açores.
Hoje, dia 5 de julho, a SRRAAOE recebeu em Ponta Delgada o Enfermeiro Marco Medeiros do SINDEPOR. No passado dia 22 de junho, a equipa da SRRAAOE teve igualmente oportunidade de reunir com o Enfermeiro Eduardo Bernardino do SE – Sindicato dos Enfermeiros, em Angra do Heroísmo.
Para o Presidente da SRRAAOE, Enfermeiro Pedro Soares, “a necessidade de maior atenção e investimento nos cuidados de enfermagem prestados nos lares da região é crucial para garantir a sustentabilidade dessas instituições. Reconhecer o valor dos enfermeiros que trabalham nesses locais e equipará-los salarialmente aos demais profissionais de enfermagem é um passo importante nessa direção. Infelizmente em algumas instituições isto não acontece o que não ajuda em nada na fixação destes profissionais, já que há enfermeiros que recebem mensalmente uma remuneração pouco acima do salário mínimo.
A falta de recursos adequados pode comprometer a qualidade dos cuidados oferecidos aos idosos e impactar negativamente na sua saúde e bem-estar, e infelizmente nos Açores, em alguns casos, não é dada a atenção devida. Devemos priorizar políticas que promovam a valorização dos enfermeiros e que assegurem a viabilidade financeira dos lares, a fim de garantir uma assistência digna e de qualidade aos idosos.”
Segundo Pedro Soares, “com estas reuniões, estamos a dar mais um passo importante na construção de cuidados de Enfermagem de futuro, e ao reunirmos com os sindicatos que nos demonstraram proactivamente o seu interesse neste trabalho, concluo que temos o mesmo foco no imperativo reconhecimento e valorização do papel fundamental dos enfermeiros que desempenham funções nos lares de idosos e equipará-los salarialmente aos restantes profissionais de enfermagem em outras organizações de saúde. A dedicação e o cuidado que esses enfermeiros oferecem aos nossos idosos são essenciais para garantir o seu bem-estar e qualidade de vida.”