Fonte: PSD Faial
Defender os investimentos estruturantes para a ilha do Faial continua a ser o compromisso do PSD / Faial, no entanto, essa defesa tem de ser responsável. Continuamos a defender que a obra é fundamental, mas não a qualquer custo! De facto, as decisões tomadas no passado contribuíram para uma herança extremamente pesada que tem e terá um custo demasiado grave. Vivemos com as consequências de um molhe norte mal dimensionado, que agravou a segurança no interior da Baía da Horta e que atrofiou a capacidade de manobra da própria baía. Por isso, construir mal não é melhor que não construir!
Efetivamente, a baía sul do porto enferma de dois grandes problemas: a capacidade de acolhimento de embarcações que aportam à Marina e as condições de segurança comprometidas pela agitação marítima agravada com o projeto inadequado do molhe norte depois da redução do projeto promovido pelo PS. Resolver estes dois problemas sem comprometer mais ainda a operacionalidade portuária é um desafio que obriga a uma ponderação muito cuidada da solução a adotar.
Para o PSD / Faial, a importância do Porto da Horta é inquestionável e a afluência de embarcações que procuram esta baía assim o comprova. É, por isso, fundamental ter em conta que, se os Faialenses tivessem permitido cimentar o interior da sua baía, nem estes veleiros que estão fundeados na baía cá estariam, o que reforça a demagogia em que vive o PS, alienado do poder e em negação. Vive da desastrosa realidade em que deixou a Baía da Horta, uma das mais belas Baías do Mundo.