Primeira Candidata da CDU reúne com Comando Regional da PSP

0
11
Judite Barros DR

Judite Barros da Costa, a primeira candidata da CDU às eleições para a Assembleia da República do próximo dia 30 de janeiro, já manifestou em várias intervenções pública a centralidade atribuída pela força política que representa às questões relativas à segurança pública.

Na tarde de dia 11, em Ponta Delgada, a candidata reuniu com o Comandante Regional da PSP, Superintendente Ribeiro Viana, ao qual solicitou várias informações sobre a realidade e os problemas desta força policial na nossa Região.

Ao longo da reunião foram focados vários aspetos da missão da PSP, com particular incidência sobre as causas sociais e culturais das dependências do álcool e de substâncias estupefacientes. Praticamente em todas as ilhas do Arquipélago, tais comportamentos, com as consequências que deles advêm, representam o maior problema de segurança num território que, sob outros aspetos, se mantém essencialmente seguro. Foi assim sublinhada a importância de uma estratégia integrada de combate ao fenómeno, na qual as polícias têm evidentemente um papel importante, sem esquecer, contudo, que a toxicodependência e o abuso de álcool não poderão se erradicados apenas por via de repressão, mas sim agindo sobre as múltiplas causas que estão na base destes comportamentos.

Outro dos assuntos em discussão foi a complexidade de gestão de uma força policial num espaço tão descontínuo como é o das nove ilhas, e a necessidade de que a tutela compreenda quão exigente é, nos Açores, assegurar as diversas funções que à PSP estão confiadas.

Por seu lado a CDU, através da sua 1.ª Candidata Judite Barros, comprometeu-se a manter a maior atenção aos problemas que se colocam aos profissionais policiais, consciente que deles depende, em muitas situações, a tranquilidade e o bem-estar das populações.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO