45 anos da Autonomia – Garcia alerta para despovoamento

    0
    21

    A abertura da conferência “45 Anos de Autonomia: O desafio da Demografia e da Fixação de População” serviu de mote para Luís Garcia demonstrar preocupação com o despovoamento vivido na maioria das ilhas dos Açores.
    O presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) afirmou ser este “um problema de todos nós, que afeta o equilíbrio e a coesão” do arquipélago.
    Defendeu também a concertação de todos os agentes e promotores de desenvolvimento na região para implementação de políticas demográficas que fixem população nos Açores, “com especial atenção aos jovens e aos mais qualificados”.
    As declarações de Garcia foram proferidas em Velas, na abertura da primeira conferência do ciclo “45 anos da Autonomia – Os desafios da Autonomia”, ciclo este que decorre ao longo dos próximos meses sendo parte do programa das comemorações da efeméride.
    Em São Jorge intervieram Gualter Furtado, presidente do Conselho Económico e Social dos Açores, com o tema “Dinâmica Populacional das Ilhas dos Açores no séc. XXI”; Gilberta Rocha e Cabral Vieira, professores catedráticos da Universidade dos Açores, abordaram “Qualificações e Emprego – os Açores no Contexto Nacional e Europeu”.

    O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO