A personagem “Néveda” de Terry Costa já deu a volta ao mundo visitando 200 livrarias

0
26
blank
A menina “Néveda” já deu a volta ao mundo, num avião de papel, e uma segunda vez num teletransporte, pelo nome de Catatram Lalaland. Assim foram as histórias dos primeiros dois livros publicados pela Néveda Ent, editora com sede na ilha do Pico, Açores.
No mundo real, o criador da personagem, Terry Costa, já a levou em muitas das suas viagens de trabalho, desde o Uruguai a Qatar, Cidade do Cabo a Sydney, e esta semana, em Miami, visitaram a livraria #200 nesta aventura. “Sempre que tenho a oportunidade levo os livros da Néveda comigo, ou o fantoche, ou o protótipo do peluche,” admite o artista criador da menina Néveda, personagem inspirada pela flor da planta Calamintha nepeta, mais conhecida como nêveda. “Já visitamos bibliotecas extraordinárias, espaços comunitários focados no livro, e duzentas livrarias, algumas dedicadas exclusivamente ao livro ilustrado, ou a obras para o público infanto-juvenil.”
As visitas não são apenas por prazer. Algumas providenciam frutos automáticos com a aquisição de livros para vendas em livrarias especializadas, e outras porque “o local é icónico, tem uma construção e design muito especial, ou dedicam-se totalmente ao desenvolvimento da criança em todos nós”, explica Terry Costa, que pretende “construir um livro dedicado a estes templos mais significativos do mundo do livreiro e da biblioteca. “Lembro um local muito especial em Munique, que encontras milhares de livros ilustrados num castelo, ou uma livraria em Veneza que depois de uma inundação os donos decidiram colocar todos os livros em caixotes de madeira e até numa gôndola, assim flutuando em futuras inundações.”
As aventuras da Néveda continuam, e enquanto este novo livro é construído há muitas mais ações de promoção. Este fim de semana, na Bolsa de Turismo de Lisboa, em parceria com a Azores Geopark, Terry Costa vai liderar a hora do conto. No meio da feira, esta sexta-feira, 1 de Março, pelas 11h30, novas audiências vão conhecer esta aventureira, que leva sempre consigo os Açores. Entre outras ações, “esperamos andar com os nossos amigos e parceiros municípios dos Açores, especialmente com o Município da Madalena que leva os livros até à capital, e ainda visitar com os stands internacionais,” adiciona Terry Costa.
Ilustrado pela graciosense Vera Bettencourt, os livros da Néveda encontram-se em todas as livrarias e papelarias nos Açores. “Néveda nos Açores” já tem edições em francês e espanhol, além da edição original em português e inglês. E, o livro “Néveda nas Américas”, nesta passagem pela “cidade mágica” foi apresentado na conferência “Ideias inovadoras: emprestando do passado, adaptando-se para o futuro”, no Miami Design District, e ficou no catálogo da Biblioteca Pública em Miami Beach, que o livro refere na sua viagem. www.nevedapico.com

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!