AJIFA: Atividade da associação em risco

0
54
blank
DR/AJIFA

Falta de interesse dos jovens pode conduzir a um vazio diretivo.

A Associação de Jovens da Ilha do Faial (AJIFA) vai a votos dia 14 de março. Os novos órgãos sociais serão eleitos pelos associados para um período de dois anos.

Desde agosto de 2021 que a associação é liderada por uma Comissão de Gestão, na sequência de demissões de parte dos membros da direção e destituição de outros, em sede de Assembleia Geral (AG), eleitos em abril de 2021.

“Esta situação preocupa os associados que integram a Comissão pois não vemos vontade por parte dos mais jovens em assumir os seus destinos” diz Susana Meirinho, atual presidente da AG. Da parte dos atuais membros do órgão de gestão há disponibilidade de ajudar uma nova direção a se inteirar dos processos de candidaturas a apoios e condução da AJIFA, mas tem faltando aproximação de novos associados e interessados que assegurem uma atividade continuada.

A atual responsável considera “alarmante” que as gerações até aos 25 anos não olhem para esta organização como um elemento “potenciador da criação de atividades que muitas vezes dizem não existir no Faial”.

Até às eleições, há tempo de jovens “responsáveis e criativos” se unirem, formarem listas e continuarem a marcar a vida faialense como aconteceu nos últimos anos.

“O que fizemos [Comissão de Gestão] no último ano foi honrar os compromissos que haviam sido assumidos e participar no Faial Ilha Natal, e procurar entre os atuais associados interessados encontrar soluções”, algo que não surtiu efeitos até ao momento.
O Regulamento eleitoral está disponível em ajifa.pt.