Ampliação da pista deverá custar 66 milhões de euros

0
303
blank

No passado dia 28 de abril, foi votado e aprovado por unanimidade o relatório final do Grupo de Trabalho para o Estudo e Avaliação da Melhoria da Pista do Aeroporto da Horta.

Este Grupo foi criado por despacho do Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes, em junho de 2021, com a missão de monitorizar o cumprimento das obrigações contratuais da ANA – Aeroportos de Portugal no que concerne aos investimentos no Aeroporto da Horta, no âmbito do
contrato de concessão, estudar e avaliar a necessidade de expansão da pista, e avaliar os projetos existentes, nomeadamente a nível técnico e financeiro, bem como averiguar a possibilidade de se encontrarem fontes de financiamento comunitário para os mesmos.

O Grupo de Trabalho era constituído por representantes do Ministério do Planeamento, da NAV – Navegação Aérea de Portugal, da ANAC – Autoridade Nacional da Aviação Civil, do Governo Regional dos Açores, do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, da ANA – Aeroportos de Portugal, SA, da Câmara Municipal da Horta (CMH) e do Ministério das Infraestruturas e da Habitação.

O Tribuna das Ilhas teve acesso ao Relatório Final aprovado, um documento
técnico que, independentemente dos desenvolvimentos futuros que vier a ter, é uma plataforma comum que coloca as várias entidades, algumas delas antes desavindas, unidas nas conclusões que aprovaram. O Tribuna das Ilhas apresenta as principais conclusões desse importante documento em forma de perguntas e
respostas para facilitar a sua melhor compreensão e alcance.

Qual deverá ser a expansão mínima da pista do Aeroporto da Horta?
A pista atual deverá ser expandida para um mínimo de 1.797 metros de TORA. Atualmente tem uma superfície pavimentada 1.700 metros, dos quais 1.595 metros podem ser utilizados para aterragem e 1.647 metros para descolagem (TORA).

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura

SECRETÁRIO DE ESTADO CONFIRMA

Projeto de execução da ampliação da pista avança em 2022

Na passada 3ªfeira, na Assembleia da República, o Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes, confirmou que com o relatório do grupo de trabalho aprovado, o Governo da República já consegue ter uma estimativa mais aproximada do valor da obra de ampliação da pista do aeroporto da Horta e, por isso, “avançará o procedimento para elaboração do projeto de execução ainda em 2022”.

O governante respondia a uma questão colocada pelo deputado João Castro sobre a ampliação do Aeroporto da Horta, em que este procurava saber “em que medida, este orçamento concretiza, desde já, a elaboração do projeto de execução e a respetiva calendarização”.

Recorde-se que na passada semana uma comitiva chefiada pelo Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, esteve em reuniões na Assembleia da República com todos os deputados eleitos pelos Açores a fim de os sensibilizar para a urgência da inclusão no Orçamento de Estado da verba necessária para o projeto em causa.

A votação global do Orçamento do Estado está agendada para o próximo dia 27 de maio.