Aspiradores Team: “Tirem as Motas de casa”

0
8

Tudo começou quando um grupo de amigos do Faial recebeu outro grupo de amigos motards de São Miguel que, muito simpaticamente, lhes apelidou as motas de tupperwares.

Tupperwares por serem motas diferentes da tradicionais harleys ou choopers que andam em grupo, pilotadas por homens vestidos de cabedal e que, desde sempre povoam o imaginário dos mais pequenos. As motas dos “Aspiradores” são feitas, na sua maioria, de plástico.

Sílvio Sousa, com quem Tribuna das Ilhas esteve à conversa, conta que há uns anos atrás quando se organizava um passeio motard apareciam 20 a 30 choopers e 5 a 6 motas de pista.

Um dia, esses 5 amigos, em conversa, ponderaram a hipótese de formar um grupo/clube para este tipo de motas.

Começaram pelas t-shirts e na Semana do Mar 2010 saíram todos juntos à rua.

 

As "tupperwares"
Motas de pista, scooters, motas de quatro rodas, tudo o que não eram choopers estiveram reunidas num passeio que foi encabeçado por uma mini-mota, conduzida pelo elemento mais novo do clube.

143 motas integraram o desfile motard da Semana do Mar, mas somente 50 eram choopers. Isto, no entender daquele amante das 2 rodas “vem demonstrar que as pessoas não saiam com as suas motas por erradamente pensarem que era só para as choopers”.

Neste momento, o “Aspiradores” tem 16 elementos activos, que se reúnem semanalmente na sua sede (um armazém na Feteira) para confraternizar.

De acordo com Sílvio Sousa, qualquer interessado pode integrar o grupo. A única exigência dos seus fundadores prende-se com o facto das esposas dos pilotos terem que pertencer ao clube: “são elas que trabalham quando organizamos alguma actividade, por isso faz todo o sentido serem “aspiradoras”. Isto também fomenta uma maior convivência e um reforço das relações familiares”.

Este grupo de amigos não exclui a hipótese de se federar e tornar-se num clube, com todas as implicações legais que isso acarreta mas, neste momento, vão canalizar as suas iniciativas para uma vertente mais social e de beneficência.

 

Carregue aqui e entre no site dos Aspiradores Team

Motards Solidários

Manda a tradição que no Natal os motards do Faial se juntem e vão em passeio à volta da ilha, trajados a rigor.

Em cada paragem são distribuídas guloseimas às crianças.

Os “Aspirantes” querem fazer algo diferente.

“Vamos organizar actividades no sentido de angariar brinquedos, roupas, ou outros bens para oferecer a instituições necessitadas” – revela Sílvio Sousa, que explica, “o nosso objectivo é ajudar quem mais precisa. Pensámos em crianças, famílias mais necessitadas ou mesmo idosos. Vai tudo depender das nossas possibilidades”.

O nosso entrevistado adiantou que os “Aspiradores” estão a projectar uma festa, que deverá decorrer durante dois dias cujos lucros possam reverter para a realização desta actividade no natal”.

“Estamos a tentar trazer cá Paulo Martinho, campeão nacional de Freestyle. Os fundos resultantes desta actividade vão ser utilizados para comprar 2 ou 3 cadeiras de rodas para oferecer aos Bombeiros” – adiantou.

Este grupo vai também tentar angariar material diverso, como chupetas, leite, entre outros, para oferecer à pediatria.

 “Não podemos andar de mota o ano todo, então pensámos promover estas iniciativas porque, para além de ajudar, fomentamos o espírito de grupo”.

 

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO