Assembleia Regional – PCP chama atenção para descriminação salarial das mulheres nos Açores

0
17

O deputado do PCP/Açores na Assembleia Regional chamou a atenção, esta manhã, para o aprofundamento da desigualdade salarial entre homens e mulheres. “Em Portugal, no ano de 2012, os salários dos homens foram em média 15,7% superior aos das mulheres”, lembrou Aníbal Pires, que falava num voto de saudação dedicado ao Dia Internacional da Mulher, assinalado no passado sábado, que foi aprovado por unanimidade.

O deputado do PCP mostrou-se preocupado com a situação na Região, onde “as mulheres recebem em média menos 90 euros do que os homens” em 2012. Para Aníbal Pires, “o aumento das qualificações das mulheres não as protege da desigualdade remuneratória”, até porque o fosso da discriminação salarial aumenta em proporção com as qualificações. “Nos Açores, os quadros superiores do sexo masculino receberam, nesse ano, em média, 2130 euros, enquanto as mulheres, em igual posição, apenas receberam 1363 euros. Uma diferença de mais de 767 euros por mês!”, destacou o deputado.

Lembrando que existem outros tipos de discriminação das mulheres, Aníbal Pires mostrou-se especialmente preocupado com a questão salarial, anunciando mesmo uma iniciativa legislativa a apresentar futuramente na Assembleia com vista à adoção de medidas de combate à desigualdade salarial entre homens e mulheres nos Açores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!