Autoridade de Saúde Regional – Diagnosticados 42 novos caso de COVID-19 nos Açores

0
28

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 42 novos casos positivos de Covid-19, sendo 40 em São Miguel, um na Terceira e um no Pico, decorrentes de 1.003 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.

Em São Miguel, um dos novos casos refere-se a um viajante, não residente, na freguesia da Fajã de Baixo, concelho de Ponta Delgada, com resultado positivo à chegada. Os restantes casos decorrem de transmissão comunitária.

Assim, no concelho da Lagoa há 23 novos casos (12 em Santa Cruz, seis no Cabouco, dois no Rosário, dois em Água de Pau e um na Ribeira Chã). No concelho de Ponta Delgada foram registados 11 novos casos (dois nos Arrifes, dois no Livramento, dois na Fajã de Baixo, dois nas Capelas, um em São José, um na Covoada e um nos Mosteiros). No concelho da Ribeira Grande há quatro novos casos (três em Rabo de Peixe e um na Matriz). No concelho de Vila Franca do Campo há dois novos casos (um em Água de Alto e um em São Miguel).

Na Terceira registou-se um novo caso no Cabo da Praia, de um viajante, não residente, com resultado positivo ao 6.º dia.

No Pico, há mais um caso nas Bandeiras, concelho da Madalena, ligado a cadeia anteriormente identificada.

 

Nas últimas 24 horas não foram registadas recuperações e à data de hoje estão internados 12 doentes, sendo 11 no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (um em Unidade de Cuidados Intensivos), e um no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

Um caso positivo identificado no comunicado de ontem, na freguesia de Rosto de Cão (Livramento), concelho de Ponta Delgada, apresentou documentação comprovativa de uma infeção anterior e respetiva recuperação, deixando por este motivo de contar como caso ativo.

O arquipélago conta presentemente com 406 casos positivos ativos, sendo 373 em São Miguel, 18 na Terceira, sete no Pico, quatro em São Jorge, três nas Flores e um no Faial. Estão ativas no arquipélago quatro cadeias de transmissão local primária, sendo duas no Pico e duas na Terceira. Até ao presente foram extintas 205 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 1.860 pessoas.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.752 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 6.170 pessoas. Faleceram 34, saíram do arquipélago 83 e 59 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 600.206 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença Covid-19.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 8 de julho, foram administradas nos Açores 250.705 doses de vacinas contra a covid-19, havendo 129.190 pessoas com, pelo menos, uma dose (53,21% da população) e 121.515 pessoas com vacinação completa (50,05%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO