AUTORIDADE DE SAÚDE REGIONAL – Faial com cinco novos casos e uma cadeira de transmissão local

0
46

Segundo o comunicado da Autoridade regional de Saúde, o Faial conta  cinco novos casos de COVID-19 ativos. Um, refere-se a um viajante residente na freguesia da Praia do Norte, concelho da Horta, com resultado positivo ao 6.º dia. Já os outros quatro, resultam do surgimento de uma cadeia de transmissão local primária, também na freguesia da Praia do Norte, concelho da Horta, congregando casos positivos ao 6.º dia, resultantes de viagens ao exterior da região, revelaram as análises realizadas nas últimas 24 horas.

O Faial conta assim com sete casos ativos do vírus SARS-CoV-2, que causa doença Covid-19.

No total, foram realizadas 2.417 análises nos laboratórios de referência da Região nas quais  foram diagnosticados nos Açores 30 novos casos positivos.

Para além dos cinco no Faial, foram registados ainda um em São Jorge, e 24 em São Miguel.

Em S. Jorge há um caso positivo nas Velas, referente a um viajante, residente, com resultado positivo ao 6º dia, após viagem a São Miguel.

Em São Miguel, todos os casos são referentes a transmissão comunitária. Assim, o concelho da Ribeira Grande regista seis novos casos (dois em Rabo de Peixe, dois na Conceição e dois na Ribeirinha). No concelho de Vila Franca do Campo há um caso em Água de Alto. No concelho de Ponta Delgada há 10 novos casos (três na Fajã de Baixo, três nos Arrifes, um no Pilar da Bretanha, um em São Pedro, um em São Roque e um na Fajã de Cima). No concelho da Lagoa há sete novos casos (cinco em Água de Pau, um no Cabouco e um na Ribeira Chã).

No decurso da investigação epidemiológica, verificaram-se dois casos positivos inicialmente alocados na freguesia de S. Pedro, concelho de Ponta Delgada, sendo que um dos casos se encontra a residir na freguesia da Relva, concelho de Ponta Delgada, correspondendo a um dos casos que hoje é recuperado e o outro caso se encontrava na freguesia de S. José do mesmo concelho, correspondendo ao caso que saiu da região, pelo que os dados plasmados no quadro abaixo, refletem essa alteração.

Verificou-se ontem a saída da região de um caso positivo, cidadão não residente que se encontrava na freguesia de S. José, concelho de Ponta Delgada, deixando de contar como caso positivo na Região.

Também nas últimas 24 horas foi registado um total de 19 recuperações, e à data de hoje estão internados 10 doentes, sete no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e três no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira. Nenhum destes doentes internados está em Unidade de Cuidados Intensivos.

O arquipélago conta presentemente com 311 casos positivos ativos, sendo 292 em São Miguel, 11 na Terceira, sete no Faial e um em São Jorge. Está agora ativa no Faial, uma cadeia de transmissão local primária, na freguesia da Praia do Norte, concelho da Horta, face aos recentes casos positivos ao 6.º dia, resultantes de viagens ao exterior da região. É a única cadeia de transmissão local ativa no arquipélago, sendo que até ao presente foram extintas 203. Em vigilância ativa estão hoje 1.000 pessoas.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.033 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 5.554 pessoas. Faleceram 33, saíram do arquipélago 80 e 55 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se no arquipélago 549.227 análises, para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença Covid-19. Desde 31 de dezembro de 2020 e até 14 de junho corrente, foram administradas nos Açores 170.906 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 101.900 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose, e 69.006 pessoas com ambas as doses, no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO