Autoridade de Saúde Regional- São Miguel e Terceira continuam a registar novos casos de COVID-19

0
66
DR
DR

De acordo com o comunicado da Autoridade de Saúde Regional nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 29 novos casos positivos de COVID-19, sendo 28 em São Miguel e 1 na Terceira, resultantes de 479 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.

Na Ilha de São Miguel dos 28 novos casos positivos,  9 estão relacionados com cadeias de transmissão anteriormente identificadas e 1 está por aferir.

Quatro estão relacionados com histórico de viagem e análises positivas ao 6.º dia (1 residente e 3 não residentes) e  14, são resultantes de 5 novas cadeias de transmissão apuradas nas últimas 24 horas (uma em Ponta Delgada com 1 elemento, uma em Vila Franca do Campo com 4 elementos, duas na Lagoa, sendo uma com 4 elementos e outra com 3 elementos, e por último uma na Ribeira Grande, com 2 elementos).

Na Terceira o novo caso positivo prende-se com um residente, com histórico de viagem e análise positiva ao 6º dia.

Na Região registaram-se ainda 5 recuperações, 4 na Terceira sendo 3 em Angra do Heroísmo e 1 na Praia da Vitória e uma na Madalena do Pico.

Os Açores registam ainda 21 internamentos, 15, no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada (1 dos quais em UCI) e 6, no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (2 dos quais em UCI)

Quanto às cadeiras de transmissão, são agora 64 ativas, sendo 51 em São. Miguel e 13 na Terceira e 68 extintas a última das quais em Angra do Heroísmo, nas últimas 24 horas.

Existem presentemente 297 casos positivos ativos na Região, sendo 253 em São Miguel, 35 na Terceira, 1 no Pico, 1 em São Jorge e 7 no Faial. Foram detetados até hoje 1.832 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se 21 óbitos e 1.423 recuperações.

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.

É reiterada a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO