Autoridade Regional de Saúde – Diagnosticados nos Açores 40 novos casos positivos de COVID-19, sendo 36 em S. Miguel, 3 na Terceira e 1 no Pico

0
54
DR/GACS
DR/GACS

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 40 novos casos positivos de Covid-19, resultantes de 2.115 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região, e outras realizadas nos laboratórios privados com convenção, no Serviço Regional de Saúde, por via dos testes rápidos (rastreios em massa) e no laboratório do Pólo da Terceira da Universidade dos Açores e medicina no trabalho.

SÃO MIGUEL – 36 NOVOS CASOS

– 34 em contexto de transmissão comunitária (destes, cinco são casos identificados no âmbito do rastreio em massa realizado em Rabo de Peixe).

– Dois, com histórico de viagem (um residente com teste positivo à chegada e um não residente com teste positivo ao 6º dia).

TERCEIRA – TRÊS NOVOS CASOS POSITIVOS

– Dois, em contexto de transmissão comunitária.

– Um, não residente, com histórico de viagem e análise de rastreio ao 6º dia).

PICO – UM NOVO CASO POSITIVO

(contacto próximo de um caso positivo reportado no passado dia 15 – origina uma nova cadeia de transmissão local).

– Foram registados igualmente na Plataforma Covid-19, mais 33 resultados positivos, obtidos por meio de testes rápidos, realizados no âmbito da medicina ocupacional da empresa Portos dos Açores. No decurso da articulação realizada entre a Direção Regional de Saúde e o Serviço de Medicina Ocupacional, foi decidido que os casos em apreço, serão sujeitos a reavaliação.

RECUPERAÇÕES – 50

SÃO MIGUEL – 50 (31 na Ribeira Grande, 13 em Ponta Delgada, cinco em Vila Franca do Campo e uma na Lagoa).

SITUAÇÃO ATUAL NA REGIÃO:

INTERNAMENTOS – 24

– SÃO MIGUEL – 23, no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada (oito em UCI)

– TERCEIRA – 1 (em UCI), no Hospital de Santo Espírito em Angra do Heroísmo,

CADEIAS DE TRANSMISSÃO:

ATIVAS – 1

PICO – (Madalena)

EXTINTAS – 195

– Existem presentemente 666 casos positivos ativos na Região, sendo 640 em São Miguel, 19 na Terceira, quatro nas Flores, dois no Pico e um no Faial.

– Foram detetados até hoje 3.364 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se 23 óbitos e 2.576 recuperações.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO