Bangladexe é país #64 em 8 anos de MiratecArts

0
38
DR
Ibrahim Md é o primeiro artista do Bangladexe a vir até MiratecArts, na ilha do Pico. Bangladexe é, assim, o país #64 a ter representação, entre os mais de 1950 artistas que já foram acolhidos nos 8 anos da associação, no meio do Oceano Atlântico.
 
“Em residência artística no Montanha Pico Festival temos novamente artistas de vários países” diz Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts, “mas é sempre com um carinho extra que abraçamos artistas que nos trazem novas culturas e investem tempo para partilhar os seus conhecimentos, os seus estilos de arte e influências, ao mesmo tempo que vêm pesquisar a nossa cultura arquipelágica.” 
 
Ibrahim Md decidiu deixar a sua marca na MiratecArts Galeria Costa com a instalação efémera “Montanha” construída das pedras de basalto e achados que por lá encontrou. “Estou mais acostumado a areia e climas húmidos quentes, por isso tem sido uma experiência muito diferente aqui no Pico” admite o jovem artista que está a estudar arte na China, com uma bolsa do seu próprio país. “A universidade também me preparou um pouco para o clima atlântico, porque faz frio em Wuhan, China.” 
 
Quanto à sua experiência na ilha do Pico, Ibrahim diz que “o Pico é realmente uma ilha excecional. O cenário é simplesmente incrível aqui. Eu amei esta ilha e a residência artística com a MiratecArts. É uma ótima plataforma para qualquer tipo de pessoa criativa.” 
 
A MiratecArts está a celebrar o seu oitavo aniversário de programa nos Açores durante este mês de janeiro, o mês de arte e aventura na temática cultura montanhosa. O Montanha Pico Festival continua até ao final do mês, com terças de cinema no Museu dos Baleeiros, quartas de trabalho de terreno na MiratecArts Galeria Costa, sábados visitas a grutas e domingos tarde de chá na Casa da Montanha, encerrando dia 31 com o concerto do Trio Nuno Carpinteiro e a apresentação do seu CD, “A Montanha”, inspirado pela última visita que fez ao Pico. www.picofestival.com 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO