Berta Cabral assinala sucesso da presença dos Açores na BTL e boas perspetivas para o turismo em 2024

0
23
blank

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, afirma que a participação e o ‘stand’ dos Açores na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) configuraram “um enorme sucesso”, colhendo muito boas perspetivas para o setor na Região em 2024.

Este ano, os Açores foram o Destino Nacional Convidado da BTL e pelo stand da região, que teve como slogan “Açores Todo o Ano”, passaram vários milhares de pessoas, entre 28 de fevereiro e 3 de março.

“Fazemos um balanço extremamente positivo da participação açoriana na maior feira de turismo do país. Os profissionais do setor e os milhares de pessoas que tiveram oportunidade de conhecer o que de melhor os Açores têm para oferecer a quem nos visita são unânimes em reconhecer o sucesso que foi a nossa participação na BTL. Tivemos um programa informativo e promocional do melhor que se faz no mundo”, frisa a governante.

“Temos de congratular – porque é merecido e justo – todos aqueles que contribuíram para esta presença muito afirmativa e profissional dos Açores neste grande certame, incluindo a Visit Azores, os nossos 19 municípios, as empresas presentes, os profissionais e as representações institucionais, os nossos parceiros e, naturalmente, a equipa da Direção Regional do Turismo. Foi um trabalho conjunto, de muita qualidade, que mereceu destaque nesta BTL”, prosseguiu.

Berta Cabral refere, ainda, que a mensagem central da participação açoriana na BTL teve como grande finalidade “continuar a trabalhar para mitigar a sazonalidade, um dos grandes objetivos estratégicos, ao mesmo tempo que mostrou que os Açores são indiscutivelmente um destino sustentável”.

A BTL, no seu entender, é uma das mais importantes ferramentas para continuar a impulsionar o principal mercado emissor do turismo nos Açores – o mercado nacional.

Numa altura em que os Açores batem todos os recordes ao nível do turismo, a governante destaca que a BTL permitiu “mostrar a riqueza da Região e o incremento da oferta turística a outros destinos emissores”, bem como o facto de os Açores serem “um caso internacional de sucesso na área do turismo sustentável”.

Segundo Berta Cabral, os Açores vão “continuar a trabalhar” nessa estratégia de sucesso.

No entanto, a Secretária Regional alerta para a necessidade de se proceder permanentemente à monitorização da sustentabilidade económica, ambiental e social, tendo sempre em linha de conta a realidade de cada uma das nove ilhas.

“O turismo tem de criar valor para a economia; tem de criar valor para as populações. O turismo só é bom se for bom para os visitantes e para os residentes. Não nos podemos esquecer que os Açores são um destino jovem”, sublinha.

A Secretária Regional reafirma que o turismo, pela sua transversalidade, é cada vez mais “uma alavanca da economia regional”, sendo “muito importante haver uma conjugação de esforços para manter a sustentabilidade do destino e criar novas propostas de valor para a sua diferenciação”.

Apesar de 2023 ter sido um ano extremamente positivo para o turismo açoriano, a governante afirma que “é necessário continuar a trabalhar e a acompanhar sempre o mercado”.

E prossegue: “precisamos de continuar a investir na qualificação do nosso produto e dos nossos recursos e, paralelamente, modernizar e evoluir tecnologicamente em vários aspetos, até porque estão já aí revoluções silenciosas importantes, como a inteligência artificial”.

“É fundamental trabalharmos, de forma sustentada e determinada, na redução da sazonalidade. Temos de ir ganhando terreno nesta batalha com firmeza”, acentua ainda

Afirmando-se muito otimista relativamente ao futuro do setor e à sua importância para a economia açoriana, a governante reconhece, no entanto, que “existem desafios derivados da conjuntura internacional atual”.

“Tudo isso modera as nossas previsões, mas temos a grande convicção de que 2024 vai ser mais um ano com desempenho de excelência, até porque as informações que fomos recolhendo junto das empresas e profissionais presentes na BTL é de que esperam mais um ano de grande sucesso nos Açores”, concluiu.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!