Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, apresenta “Selos Portugueses de Além-Mar”

0
12
DR

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, em colaboração com a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) e o Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo, inaugura sexta-feira, 14 de fevereiro, pelas 17h00, a exposição “Selos Portugueses de Além-Mar”.

O espólio apresentado, que pertence à ANACOM e aos Correios de Portugal (CTT), integra selos e os seus desenhos originais emitidos em territórios que partilham a sua história com Portugal, como Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor, Macau e Índia, sendo, por isso, testemunhos deste passado em comum.

Esta coleção, que se encontra à guarda da Fundação Portuguesa das Comunicações, retrata as marcas culturais destes povos, bem como motivos naturais e paisagísticos.

Associado à inauguração desta exposição, será lançado pelos CTT e pelo Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo um selo, um sobrescrito e um carimbo comemorativo do 30.º aniversário da ANACOM.

A inauguração conta ainda com uma palestra intitulada “A História dos Açores e a sua importância para a comunicação transatlântica”, a cargo de Francisco Maduro Dias.

Licenciado em História pela Universidade do Porto, com pós-graduações em Museologia e em Gestão e Conservação da Natureza, Maduro Dias preside atualmente à Comissão Executiva da Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO