Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove “Dia Aberto do Arquivo” em formato online

0
6

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove sexta-feira, 18 de setembro, mais uma edição do “Dia Aberto do Arquivo”, agora em formato virtual, disponível no sítio da instituição na Internet.

Nesta iniciativa será destacado o fundo documental da Capitania Geral dos Açores, estando disponível para consulta alguma da diversa documentação que o integra.

A Capitania Geral dos Açores era encabeçada por um Capitão General, com alargada jurisdição administrativa, judicial e militar sobre todas as ilhas do arquipélago.

Esta estrutura político-administrativa foi criada a 2 de agosto de 1766 e extinta a 4 de junho de 1832, por decreto assinado, em Ponta Delgada, por D. Pedro IV.

Contudo, já anteriormente, em 1828, a Capitania Geral deixara de exercer as suas valências, devido aos movimentos revolucionários que levariam à Guerra Civil Portuguesa (1828-1834).

A iniciativa “Dia Aberto do Arquivo” divulga, desta forma, os fundos do Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, promovendo a salvaguarda, valorização, divulgação, acesso e fruição do património arquivístico à sua guarda.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO