Bombeiros faialenses recebem formação em Suporte Básico de Vida e Tripulação de Ambulância

0
24

O SRPCBA promoveu um Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa para Profissionais de Saúde (SBV D – Profissionais de Saúde), no Faial, no dia 08 de Novembro. Esta ação destinou-se a elementos do Corpo de Bombeiros do Faial.

O Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa para Profissionais de Saúde foi frequentado por 11 elementos do Corpo de Bombeiros do Faial e  teve lugar nas instalações da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial (AHBVF), sendo ministrada pelos Formadores Fernando Leite (SRPCBA) e Paulo Sérgio (AHBVF).

Este curso foca a importância do Suporte Básico de Vida (SBV) e a utilização, assim que possível, de um Desfibrilhador Automático Externo (DAE). Baseia-se em casos clínicos simulados, que encorajam a participação dos formandos, treinando todas as técnicas-chave individualmente. Os alicerces da formação são o domínio do SBV, nomeadamente da capacidade de executar compressões torácicas de alta qualidade, o domínio da cadeia de sobrevivência e o uso de DAEs em segurança.

Já o Curso de Tripulantes de Ambulância de Transporte (TAT) decorreu de 31 de outubro a 7 de novembro.

Esta ação destinou-se a 10 elementos do Corpo de Bombeiros do Faial, realizou-se nas instalações da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial (AHBVF) e foi ministrada pelos Formadores Fernando Leite (SRPCBA) e Paulo Sérgio (AHBVF).

Ao longo do curso, os formandos adquiriram competências em diversas áreas, mormente: Conhecimentos básicos de Anatomia e Fisiologia do corpo humano; organização da emergência pré-hospitalar, fases e intervenientes; técnicas de abordagem à vítima; identificação de situações de risco para a vítima e para a equipa de emergência pré-hospitalar entre outros.