Breves

0
16
DR/TI
DR/TI

Comemorações – Matriz celebra o Dia da Freguesia

Na próxima segunda-feira, 8 de março, a freguesia da Matriz celebra o Dia da Freguesia.
A sessão solene evocativa do dia decorrerá no Teatro Faialense, pelas 20h30, e nela será prestada homenagem, a título póstumo, a Mário Mesquita Frayão e Carlos Alberto da Silva Machado e ainda à empresa comercial “Tabu” pela passagem do seu 25º aniversário.
Do programa da sessão solene consta também uma conferência intitulada “Horta: uma pequena Cidade Portuguesa entre o Reino e o Império”, que será proferida por Antonieta Reis Leite.
Natural de Angra do Heroísmo, Antonieta Reis Leite é docente convidada no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e doutorada por aquela Universidade com a tese Açores Cidade e Território. Quatro vilas estruturantes., já publicada pelo Instituto Açoriano de Cultura.
A sessão solene terminará com a atuação musical do Duo Cordis, conhecido grupo de Coimbra, composto por Paulo Figueiredo (piano) e Bruno Costa (Guitarra Portuguesa).
O Dia da Freguesia da Matriz foi criado por deliberação da sua Assembleia de Freguesia de 15 de dezembro de 2005 para ser celebrado no dia 8 de março, data do nascimento de António José de Ávila, Duque d’Ávila e Bolama, como forma de enaltecer os matricenses e a sua capacidade empreendedora, tendo como modelo aquele ilustre político natural da Matriz, de origens modestas mas que foi capaz de se guindar aos mais elevados patamares da governação nacional durante o Liberalismo, onde foi presidente do Conselho de Ministros (o equivalente a Primeiro Ministro) por três vezes e Ministro durante vários anos. JCP

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO