BREVES

0
21
DR/TI
DR/TI

ALRAA – Instalada Comissão Eventual para o Aprofundamento da Autonomia

Foi oficializada na passada semana, através de resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), a constituição de uma Comissão Eventual para o Aprofundamento da Autonomia. Esta comissão, que surge no seguimento da Comissão Eventual para a Reforma da Autonomia (CEVERA), é integrada por 13 deputados (quatro do PS, três do PSD, um do CDS-PP, um do CHEGA, um do BE, um do PPM, um do Iniciativa Liberal e um do PAN) e terá um ano para apresentar um relatório ao Plenário da Assembleia Legislativa. A nova comissão, presidida pelo deputado socialista Vasco Cordeiro, prevê centrar-se no debate e desenvolvimento de medidas jurídico-normativas e político-institucionais que reforcem o sistema de poder autonómico da região.
O presidente da ALRAA enalteceu a “célere criação” desta comissão, bem como o “entendimento político alcançado pelo Grupos e Representações Parlamentares” que a isso permitiu.

CMH – Taxistas do concelho terão apoio no âmbito do Fundo de Dinamização Empresarial

No âmbito do Fundo de Dinamização Empresarial do município, os taxistas do concelho da Horta vão receber um “apoio excecional” de cerca de “15 mil euros”. Este apoio será direcionado aos “trabalhadores em nome individual” que têm como fonte principal de rendimento o táxi.
Na prática, esta medida excecional consiste num apoio a fundo perdido aos táxistas, que será atribuído uma única vez. Em nota , a autarquia clarifica que os apoios destinam-se a “suportar custos com oficina, seguros, comunicações, combustíveis, entre outros custos fixos”, e que a candidatura está patente “até 30 de abril”.
A medida foi transmitida no decorrer da reunião entre a Câmara Municipal da Horta e a Associação de Taxistas da Ilha do Faial, na passada semana. Segundo nota da autarquia, neste encontro foi celebrado ainda “um protocolo de cooperação, no valor de 3.899,90€, para modernização de equipamentos”.

Educação – ESMA encerra o 2.º período com vasto leque de atividades

Na passada sexta-feira um conjunto de atividades marcaram o encerramento do 2.º período na Escola Secundária Manuel de Arriaga.
Essas atividades realizaram-se, na sua esmagadora maioria, na própria escola, e foram promovidas por vários docentes, turmas, clubes e pela Associação de Estudantes.
Realizaram-se vários jogos desportivos (basquetebol, ping-pong, matraquilhos) e houve uma atuação e aula de dança ao ar livre, atividades promovidas pela equipa Eco-Escolas (que incluiu o hastear da bandeira de atribuição do galardão 2019-20 à Escola), atividades de Vigia da Baleia por um dia (que incluiu a apresentação de um posto de vigia para a observação do mar), atividades relacionadas com Alimentação Saudável e com o Relógio Geológico e ainda a inauguração de uma Sala de Convívio Divertida, ao abrigo do projeto integrado no Orçamento Participativo Jovem dos Açores.
Fora de escola, teve lugar, no Teatro Faialense, a iniciativa “O Cinema está à tua espera”, integrada no Plano Nacional do Cinema e dirigida aos alunos de Humanidades do Ensino Secundário. Foi apresentado o filme Vinhas da Ira, de John Ford.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO