BREVES

0
21
DR/TI
DR/TI

EBI da Horta – Escola António José d’Ávila vai deixar de ter pré-escolar

A secretária regional da Educação anunciou, na passada semana, a retirada do “núcleo do Pré-Escolar da Escola António José d’ Ávila, transitando os alunos para a EB1/JI do Pasteleiro e para a EB1/JI da Vista Alegre”. De acordo com Sofia Ribeiro, “o espaço não cumpre com os requisitos legais porque a escola não foi projetada para esta utilização, havendo alertas da Proteção Civil neste sentido”.
Em nota enviada às redações, a governante garante que “estão acauteladas, nas duas escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico e do Jardim de Infância, as condições de segurança, de acompanhamento e qualidade pedagógica, de prolongamento do horário e do provimento de refeições escolares, pelo que os alunos transitarão para uma condição muito melhor”, frisando que esta decisão foi tomada “em articulação com o Conselho Executivo e com a Associação de Pais da EBI da Horta”.
Na mesma ocasião, Sofia Ribeiro anunciou que a sede da unidade orgânica da EBI da Horta vai ser alvo de um investimento de cerca de “sete milhões de euros”, para a segunda fase da requalificação do edifício. De acordo com a governante, “será lançada uma obra de reparação urgente do Bloco D do estabelecimento”, para garantir a segurança do edifício.
A mesma fonte adianta ainda que a EBI da Horta “receberá, no âmbito do concurso internacional relativo à primeira fase do Plano de Recuperação e Resiliência, 45 ‘tablets’ e 71 computadores portáteis”.

Eleições – Casa de Infância de Santo António com novos dirigentes

Tomaram posse no passado dia 15 de março os novos dirigentes da Casa de Infância de Santo António, cujo mandato se prolongará até 2024.
A Assembleia Geral será presidida por Rúben Simas, sendo secretárias Humberta Silva e Ana Ponte.
Júlio Oliveira é o novo presidente da Direção da Instituição, sendo acompanhado por Sandro Jorge (vice-presidente), Rui Martins (secretário), Hugo Duarte (tesoureiro) e Sílvia Pacheco (vogal). São suplentes: Cristina Rosa, Soraia Rodrigues, Carla Luís, Lina Leal, Ana Machado, Andrea Mota e Lara Jorge.
O Conselho Fiscal é presidido por Nuno Lima, sendo vogais Narsélia Bettencourt e Mark Faria. Ana Azevedo, Carina Silva e Carlos Laranjo são os suplentes.

Matriz- Dia da Freguesia encerra com palestra “A Mulher no Poder Local”

Hoje, dia 9 de abril, pelas 20h30, a Junta de Freguesia da Matriz vai promover, na Sociedade Amor da Pátria, uma palestra intitulada “A mulher no poder local”.
Proferida pela jornalista Cristina Silveira, a iniciativa encerra o programa da XV celebração do “Dia da Freguesia”, evocado a 8 de março, data que marca também o nascimento de António José de Ávila, Duque D’ Ávila e Bolama.
A realização desta palestra está ainda associada às comemorações dos 45 anos da promulgação, a 3 de abril de 1976, da Constituição da República Portuguesa, que consagrou o Poder Local Democrático, que a Junta de Freguesia também pretende assinalar.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO