Campanha SOS Cagarro salva 2 839 cagarros

0
148
DR

DR

A campanha SOS Cagarro de 2017 conseguiu salvar 2 839 cagarros em todo o arquipélago.
Esta campanha envolveu 450 Brigadas SOS Cagarro, nas quais participaram 250 parceiros e mais de 3 mil pessoas

Decorreu na passada sexta-feira a sessão de encerramento de mais uma Campanha SOS Cagarro que de 15 de outubro a 22 de novembro salvou 2 839 cagarros em todo o arquipélago.
Durante a edição deste anoforam registados 120 cagarros mortos e 55 feridos e procedeu-se também à anilhagem de mil aves.
Realizaram-se 450 Brigadas SOS Cagarro, com a participação de 250 parceiros e mais de 3 mil pessoas, entre voluntários e público-alvo de ações de sensibilização.
Para o Diretor Regional dos Assuntos do Mar, que discursou na sessão de encerramento, “a minimização dos efeitos negativos da poluição luminosa é um ponto central” para a saída em segurança dos jovens cagarros do ninho para o se primeiro voo atlântico.
Para tal, e à semelhança dos anos anteriores, Filipe Porteiro salientou que “foram tomadas medidas para a redução da iluminação pública, principalmente nos locais identificados anteriormente como sendo os mais críticos”, com a ajuda das entidades responsáveis por pontos de poluição luminosa, nomeadamente autarquias, a EDA e a Porto dos Açores.
Este ano foram ainda realizadas 56 brigadas científicas, dando-se assim continuidade a esta ação iniciada em 2016, em colaboração com a Universidade dos Açores, Parques Naturais da Ilhas, organizações não governamentais e cidadãos que aderiram a esta iniciativa científica pública.
Porteiro frisou a importância destas brigadas que permitem recolher “informação mais precisa e útil para estudar cientificamente a relação entre a queda de cagarros juvenis com as fontes de luminosidade existentes, entre outras variáveis”.
Tal como nos anos anteriores, desenvolveu-se também iniciativas de recuperação de aves feridas, incluindo a sua transferência para centros de reabilitação.
Adicionalmente, em colaboração da Lotaçor, foram recolhidas e conservadas algumas aves mortas com o intuito de se estudar o conteúdo do seu estômago e melhor compreender de que forma esta espécie é afetada pelo lixo marinho.
Os agentes turísticos também foram sensibilizados para divulgar esta iniciativa e incentivar os turistas a participar na campanha e a proteger os cagarros.
A Campanha SOS Cagarro tem como objetivo alertar os cidadãos para a necessidade de preservação desta espécie protegida que nidifica nos Açores e é organizada pela Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, com o apoio da Direção Regional do Ambiente.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!