Campeonato Fidelidade Andebol 1 – Já com o playoff garantido SCH perde com Águas Santas/Milaneza

0
14

O Sporting Club da Horta (SCH) foi ao terreno do Águas Santas/Milaneza perder por 29-25. Em jogo da 21ª e penúltima jornada da fase regular do campeonato Fidelidade Andebol  1, que decorreu dia 14 de fevereiro, os faialenses, já com a presença no playoff assegurada, não conseguiram mais do que equilibrar o jogo em largos períodos.

O início do jogo foi marcado pelo equilíbrio entre as duas equipas que já sabiam que se iriam manter no convívio dos grandes para a próxima época, constando do marcador um empate a 8 aos 17 minutos de jogo. Quando o árbitro apitou para intervalo o Águas Santas/Milaneza vencia por 15-11.

Na entrada para a segunda parte o SCH entrou forte e conseguiu empatar o jogo a 19 com 10 minutos jogados no segundo tempo, e entre empates sucessivos as equipas chegaram aos 53 minutos de jogo com um empate 24-24. A quebra de rendimento do SCH no final do jogo mostrou-se decisiva na definição do resultado, que pendeu para a equipa nortenha por 29-25.

No jogo grande desta jornada o Dragão Caixa recebeu um jogo muito equilibrado entre FC Porto (FCP) e Sporting Clube de Portugal (SCP). O encontro que opôs o primeiro e segundo classificado mostrou por parte de ambas as equipas solidez defensiva e muita capacidade de disputa, mas no final do jogo só o FCP sorriu, com a vitória tangencial por 20-19 frente aos leões.

Na partida em que se encontraram o Maia-ISMAI e o Passos Manuel o resultado esperado concretizou-se. O jogo entre equipas muito equiparadas e desejosas de um resultado que não a derrota, permitindo-lhes manter esperanças no oitavo lugar, deu empate a 28-28 e adiou para a última jornada da fase regular a certeza de quem ocupará a última vaga no top-8.

Esta jornada foi de boa memória para o Xico Andebol, equipa que ao fim de 21 jogos conseguiu a sua primeira vitória no campeonato. Foi o Santo Tirso que deu esta a alegria ao lanterna vermelha, indo ao terreno do Xico Andebol perder por 31-28.

O Delta/Belenenses foi a Braga jogar frente ABC/UMinho à procura de pontos que o catapultassem para o último lugar que garantisse o acesso ao playoff mas o melhor que conseguiu foi uma dura derrota. Os bracarenses venceram por uns claros 39-25 os azuis de Lisboa, deixando assim o Belenenses a depender de terceiros para chegar ao oitavo posto.

A partida em opõe os insulares do Madeira SAD ao SL Benfica foi adiada para dia 18 de fevereiro, em horário posterior ao fecho da nossa edição.

A tabela classificativa apresenta neste momento um FCP com o primeiro lugar nesta fase mais do que garantido, com 61 pontos, a 6 do SCP que o secunda e a 7 do ABC/UMinho que é terceiro.

Faltando-lhe um jogo, e fora do pódio, está o SL Benfica com 49 pontos, seguindo-se em quinto o Águas Santas com 43, e o Madeira SAD, também com uma partida em falta, totaliza 40 pontos e ocupa o sexto lugar. Com os mesmos 40 pontos mas mais um jogo o SCH é sétimo, o Passos Manuel ocupa neste momento o oitavo lugar com 37 pontos.

Se o campeonato terminasse à 21ª jornada o Maia-ISMAI, nono com 36 pontos, o Delta/Beleneses, décimo com 36 pontos também, o Santo Tirso e o Xico Andebol, com 25 e 24 pontos nos últimos lugares respetivamente, seriam o lote de equipas a ocupar as quatros vagas do grupo B que decidirá a descida de divisão.

O campeonato prossegue para a 22ª e última jornada na próximo dia 21 com os faialenses do SCH e defrontarem no Pavilhão da Horta o terceiro classificado, o ABC/UMinho.

O Santo Tirso- Águas Santas/Milaneza, SCP-Xico Andebol, SL Benfica- FCP, Delta/Belenenses- Maia-ISMAI, Passos Manuel-Madeira SAD são os restantes jogos que encerram a fase regular.

Vitória em Santo Tirso garantiu lugar nos oito primeiros

No dia 11 de fevereiro, em jogo atrasado da 20ª jornada, o SCH foi a Santo Tirso vencer os locais por 20-28. Foi esta vitória que assegurou a presença dos faialenses no playoff em que participam os oito primeiros classificados da fase regular do campeonato Andebol Fidelidade 1.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO