Campeonato Fidelidade Andebol 1 – Sporting Clube de Portugal vem ao Faial para batalha decisiva

0
18

O Sporting Club da Horta (SCH) vai defrontar o Sporting Clube de Portugal (SCP) nos quartos de final do grupa A de play-off de apuramento do 1.º ao 8.º lugar. Para este período da competição calhou uma das favas ao SCH, que vai defrontar a equipa que terminou em segundo lugar na fase regular.

A primeira mão dos quartos joga-se no próximo dia 7 de março pelas 21h00 no Pavilhão da Horta, estando marcado para 14 de março o segundo duelo entre estas equipas.

Regra geral para esta eliminatória é que nenhum dos jogos pode terminar empatado. Caso no final do tempo regulamentar o marcador mostrar uma igualdade há um prolongamento com duas partes de cinco minutos cada. Se no final deste prolongamento se mantiver tudo igual há outro prolongamento nos mesmo parâmetros que o anterior, prolongamento este, que se não desempatar o jogo será seguido de livres de sete metros. Após os dois jogos, caso o resultado tenha sido de uma vitória para o SCH e uma para o SCP jogar-se-á um terceiro encontro, em casa dos leões, que definirá que equipa segue em frente e que equipa vai defrontar os restantes derrotados neste quartos de final no grupo de apuramento dos 5.º ao 8.º lugares.

Os restantes jogos do grupo A são os seguintes: Passos Manuel-Futebol Clube do Porto, a 11em casa dos lisboetas e 18 de março no Dragão Caixa; o Madeira SAD-ABC/UMinho, dia 7 na Madeira e com a segunda mão a se jogar em Braga dia 18; e o SB Benfica-Águas Santas/Milaneza, dia 7 no norte do país em casa do Águas Santas e dia 11 de março em Lisboa, no Pavilhão da Luz.

No grupo B, que definirá que duas equipa serão despromovidas, onde se encontram o Delta/Belenenses, o Maia-ISMAI, o Santo Tirso e o Xico Andebol, a primeira jornada joga-se a 14 de março com o Maia-ISMAI a receber o Xico Andebol e com o encontro Delta/Belenenses – Santo Tirso. No total serão seis as jornadas que vão definir quais as duas equipas não marcarão presença na próximo época no convívio dos grandes.

 SCH mostrou garra na última jornada da fase regular.

O Pavilhão da Horta recebeu um encontro memorável no passado dia 25 de fevereiro. Em jogo a contar para a 22.ª e última jornada da fase regular do Campeonato Fidelidade Andebol 1 o SCH, já com a presença no play-off garantida, recebeu e venceu o ABC/UMinho por 44-34.

Muitos golos, muita emoção e um resultado dilatado que poucos previam. Apesar da derrota o ABC/UMinho terminou esta primeira fase da competição em terceira na tabela. O SCH ficou-se pelo 7.º posto, os mesmo que o Madeira SAD.

O Futebol Clube do Porto terminou em primeira na fase regular com 62 pontos, mais quatro que SCP que foi segundo. O ABC/UMinho fechou o pódio com 55 pontos, seguido pelo SL Benfica com 54 na quarta posição. O fosso para os quatro últimos a garantir a participação no playoff foi com oito pontos, já que o Água Santas/Milaneza terminou com 46 pontos, mais três que o Madeira SAD e o SCH, 6.º e 7.º respetivamente. O Passos Manuel, com 40 pontos e o oitavo lugar, foi a última equipa a garantir a permanência, desde já, no principal escalão do andebol português para a próxima época. Pior sorte teve o Delta/Belenenses, que dependia de terceiros para assegurar o play-off, que apesar da vitória na última jornada ficou a um ponto do oitavo lugar que lhe dava essa segurança. Maia-ISMAI, Santo Tirso e Xico Andebol, com 37, 26 e 25 pontos terminaram esta fase do campeonato nas últimas três posições.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO