Candidaturas às bolsas para mestrados em ensino já estão disponíveis

0
44
DR
DR

Já é possível formalizar a candidatura ao regime de concessão de bolsas de estudo para a frequência de mestrado na área de formação de professores.

A Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro, afirma que a medida, orçada em cerca de 300 mil euros, “pretende suprir a carência de pessoal docente que se faz sentir nas escolas da Região”.

Sofia Ribeiro explica que a candidatura é efetuada através de um requerimento, “acompanhado de documento comprovativo de matrícula no curso, de um documento onde conste a nota de candidatura ao referido curso ou a sua média, bem como de certificado do 12.º ano, onde conste a escola em que o completou”.

“Este é mais um passo dado pelo Governo Regional para o combate à precariedade da classe docente”, garante a governante.

O critério prosseguido na definição de vagas “decorre da avaliação de contratos a termo resolutivo com recurso à bolsa de emprego público da Região Autónoma dos Açores, firmados no ano letivo anterior”, esclarece a titular da pasta da Educação.

Recorde-se que a Secretaria Regional da Educação e a Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego estabeleceram a atribuição, no ano letivo de 2021/2022, de 61 bolsas para os alunos dos cursos de mestrado via ensino que, assim, obterão a profissionalização para a docência, num total de 18 bolsas nos mestrados de Matemática, 21 bolsas para Biologia e Geologia e 22 bolsas para Informática.

Por sua vez, o Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas, considera que o apoio disponibilizado pelo Governo dos Açores representa mais um passo sólido e meritório no caminho a trilhar “com vista ao tão desejado processo de profissionais qualificados”.

“É muito importante termos professores altamente qualificados, no âmbito do seu desenvolvimento profissional, e motivados para desempenhar o seu papel, cujos resultados terão reflexos no futuro dos Açores”, frisa Duarte Freitas.

A concessão de bolsas resulta da aprovação, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, de uma proposta apresentada pelos partidos da coligação (PSD, CDS-PP e PPM), no último mês de setembro.