Click Saúde & Bem Estar – Mochila ou Trolley: Qual a melhor escolha?!

0
4
DR

Autora: Vanessa Melo

 

No início de um novo ano letivo, deve ter em atenção a escolha do material escolar para o seu filho, especialmente no tipo de mochila. O problema do peso excessivo na mochila/ trolley ou o uso inadequado podem trazer problemas posturais à criança.

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura

Enquanto fisioterapeuta, avaliando as vantagens e desvantagens destas duas opções considero a mochila a melhor opção.

Para evitar os problemas músculo-esqueléticos prefira um modelo anatómico adequado á estrutura da criança com alças largas e acolchoadas, devendo ser reguladas para que fiquem colocadas ao mesmo nível e acima das ancas. A mochila e o seu conteúdo não devem exceder 10% do peso corporal da criança (ex: criança com peso de 25kg a mochila deve pesar 2.5kg), sendo assim é importante que os pais e os docentes assegurem que a criança só transporta o material necessário.

Os trolleys podem ser mais fáceis para a criança transportar o material escolar, mas se a criança se deparar com obstáculos, como vários lanços de escadas ou piso irregular, o esforço a fazer para pegar no trolley será maior e a postura inadequada será prejudicial. Os trolleys são puxados com o recurso de um cabo e é muito possível que, ao fazê-lo, a criança mantenha o ombro fora da posição correta, exercendo uma carga desnecessária tanto no ombro como na coluna vertebral.
Por fim, é importante que os pais expliquem qual a forma correta para usar a mochila e quais os problemas que daí podem surgir para a sua saúde.
A prevenção é sempre o melhor caminho!

 

[/ihc-hide-content36

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO