CMH leva “Viagem para a Amizade” às escolas do Faial

0
42

“Viagem para a Amizade” é o mais recente projeto que a Câmara Municipal da Horta levou até às escolas, inserido nas comemorações do Dia Municipal Viver em Igualdade que se assinalou em outubro passado.
Trata-se de um projeto direcionado para a comunidade escolar, em particular para os/as alunos/as do pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, que explora as temáticas da Amizade, do Bullying e da Inclusão, através de um livro e de temas musicados por Susana Félix.
Assim, e tendo como ponto de partida o conteúdo do livro, as crianças poderão refletir sobre os princípios da Amizade, do Companheirismo e do Combate ao Bullying pela Inclusão.
Este é um projeto que pretende, sobretudo, sensibilizar os mais novos para a aceitação da diferença, da tolerância e para a promoção de comportamentos justos, respeitadores e iguais.
O projeto pedagógico “Viagem para a Amizade” é o resultado de várias experiências de implementação de projetos e participação em ações de Educação para a Amizade, o Companheirismo, o Combate ao Bullying e a Inclusão desenvolvido pela Betweien, parceira da Câmara Municipal da Horta.
Para o Presidente da Câmara Municipal da Horta, “é fundamental que as autarquias promovam políticas que sejam capazes de combater as desigualdades, sobretudo junto das populações mais jovens, para que estas possam ser embaixadoras da igualdade, do respeito e da tolerância para com as diferenças”.
Esta ação decorreu nas escolas que se inscreveram para receber esta ação, a Escola Básica e Jardim de Infância António José d’Ávila, Escola Básica e Jardim de Infância da Praia do Almoxarife, Escola Básica e Jardim de Infância de Pedro Miguel, Escola Básica e Jardim de Infância do Pasteleiro.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO