Cobertura de Creches e CATL’s em Angra do Heroísmo é adequada às necessidades existentes, diz Andreia Cardoso

0
6
DR

A Secretária Regional da Solidariedade Social garantiu hoje que a rede de Creches e Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) do concelho de Angra do Heroísmo tem uma cobertura “adequada às necessidades daquele município”.

Andreia Cardoso falava numa audição pela Comissão de Assuntos Sociais, em Ponta Delgada, no âmbito do Projeto de Resolução do Bloco de Esquerda/Açores, que visa a implementação de uma rede de creches e de CATL´s entre as freguesias de São Bartolomeu e Altares, no concelho de Angra do Heroísmo.

Segundo a titular da pasta da Solidariedade Social, a ilha Terceira, no geral, e em específico o concelho de Angra do Heroísmo, dispõe de uma rede de creches e CATL’s, “que corresponde a uma taxa de cobertura superior à recomendada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e inclusivamente à média Regional”.

Andreia Cardoso garantiu que “mesmo considerando a rede adequada, o Governo dos Açores está atento às necessidades particulares de cada território, estando neste momento em avaliação o reforço de capacidade do CATL da Casa do Povo de Santa Bárbara em 20 vagas”.

A Secretária Regional disse que estas respostas sociais são “essenciais na promoção da coesão social e territorial”, nos termos daquilo que é defendido na Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social.

“Queremos reforçar a capacidade de resposta ao nível de creches e Centros de Atividades de Tempo Livres, mas sobretudo assegurar a acessibilidade às crianças provenientes de contextos familiares mais vulneráveis, na medida em que a integração neste tipo de resposta contribui para o desenvolvimento integral e inclusivo das crianças na nossa Região”, acrescentou.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO