Comissário Europeu das Pescas visita esta quinta feira os Açores

0
11

O Comissário Europeu das Pescas para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas inicia esta quinta feira uma visita de dois dias aos Açores, avançou o Presidente do Governo.

Para Vasco Cordeiro esta visita constitui uma “boa oportunidade” para que a Comissão Europeia fique com um conhecimento direto e presencial dos desafios com que o setor das Pescas está confrontado.

Esta visita do Comissário Karmenu Vella surge na sequência do convite feito no início de março pelo Presidente do Governo, cumprindo um programa paralelo à realização da 6.ª Conferência da Comissão Europeia sobre Planeamento Espacial Marítimo, refere uma nota avançada pelo Gabinete de Apoio à Comunicação Social (Gacs).

Para Vasco Cordeiro esta deslocação à Região, constitui, assim, uma “oportunidade, não apenas para um contacto mais direto com o Governo dos Açores, mas também no sentido de proporcionarmos um contacto com parceiros sociais deste setor”, disse.

O Presidente do Governo, adiantou ainda que existem questões que têm a ver com aspetos relativos à gestão de quotas que a Comissão Europeia estabelece e à forma como isso se relaciona com o tipo de pescaria e de embarcações nos Açores que serão abordadas nesta visita.

No início da visita, o Presidente do Governo receberá o Comissário Europeu em Ponta Delgada, seguindo-se uma reunião da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), órgão de cooperação inter-regional presidido por Vasco Cordeiro, com Karmenu Vella para abordar as prioridades destas regiões quanto à Política Marítima Europeia, lê-se na nota do Gacs.

O responsável da Comissão Europeia reúne-se depois com representantes açorianos dos setores das Pescas, do Mar e Ambiente e, ao início da tarde, preside, em conjunto com Vasco Cordeiro, à conferência internacional ‘Maritime Spatial Planning Worldwide’ .

Esta visita inclui ainda uma visita às instalações da LOTAÇOR, ao ilhéu de Vila Franca, onde será feita uma apresentação sobre o projeto LIFE ‘Safe Islands for Seabirds’, à fábrica da COFACO e ainda o Porto de Rabo de Peixe.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO