Na Semana do Mar, não deixe de reciclar!
Este é um dos lemas desta festividade, um evento circular aderente, cada vez mais amigo do ambiente.
Com essa crescente preocupação, o Vereador da Câmara Municipal da Horta, Eduardo Pereira, revelou que no espaço da festa, nomeadamente entre o Parque da Alagoa e a Avenida Machado Serpa, estão disponibilizados um total de 18 ecopontos, 7 deles com contentores de 800 litros, que se localizam perto de restaurantes, tascas e diferentes espaços, assim como 11 ecopontos papeleira espalhados pela festa, “facilitando a correta separação dos resíduos para reciclagem, por todos os que usufruem da festa”.
Para reforçar ainda mais a separação de resíduos, o Município da Horta lança anualmente o concurso “O Meu Ecoponto”, desafiando assim cada concessionário a produzir o seu próprio ecoponto, que é colocado no exterior do seu espaço de forma a facilitar a separação pelos clientes dos resíduos que produzem no local.
No dia da abertura oficial da Semana do Mar, no primeiro domingo, o júri do concurso, composto pelas técnicas da Divisão de Ambiente da autarquia, fez a avaliação dos ecopontos criados, tendo em conta os vários critérios definidos previamente e que constavam no folheto entregue aos concessionários.
Na 46ª edição da Semana do Mar, o quiosque Ki.Delícia foi o grande vencedor do concurso, com um prémio de 250 euros, obtendo assim a pontuação mais alta nos critérios de avaliação.
Para o Vereador responsável pela área ambiental, “tem-se verificado um empenho geral e crescente dos concessionários, mesmo daqueles que não fazem o seu próprio ecoponto, mas preocupam-se com a separação dos resíduos”, concluiu.