Concurso para novos Navios Inter-ilhas – PSD/Açores quer ouvir governo e Atlânticoline

0
12

O PSD/Açores entregou no dia 13 de outubro, no parlamento regional, um pedido para uma audição separada com o secretário regional do Turismo e Transportes e com o presidente do Conselho de Administração da Atlânticoline para explicar o processo de construção de dois novos navios para o transporte marítimo inter-ilhas de viaturas e passageiros.

Para o deputado do PSD/Açores Jorge Macedo, “a necessidade da audição justifica-se uma vez que o governo regional sempre se recusou a explicar os motivos que levaram a esta opção.”

Macedo lembrou que “foram divulgados recentemente alguns elementos sobre os alegados estudos realizados pelo governo regional que criam legítimas dúvidas sobre a racionalidade económica desse investimento”, disse.

“Na altura, a alteração da tipologia dos ferries, segundo o comunicado do governo, baseou-se num alegado estudo, o qual foi solicitado de imediato em requerimento dos deputados do PSD/Açores. Pese embora as insistências, o “estudo” nunca foi disponibilizado nem tornado público”, lamenta o deputado social democrata açoriano.

Atualmente, refere Jorge Macedo, “são os próprios concorrentes à construção dos navios que questionam o processo de concurso, que segundo a administração da Atlânticoline, foi entretanto anulado”.

Para Jorge Macedo é importante ouvir as explicações e perceber a razão pela qual “o Governo Regional nunca disponibilizou o alegado estudo que afirmou ter e que sustentava a alteração da tipologia dos ferries e clarificar as fortes dúvidas quanto à viabilidade e sustentabilidade de uma operação efetuada com aquele tipo de ferries e que o Governo Regional nunca foi capaz de explicar”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO