O Conselheiro Rui Baptista, faialense radicado nos Estados Unidos da América (EUA) desde 1989, acredita que os principais desafios para a defesa da relação entre os Açores e os seus emigrantes são os transportes e a educação.
Eleito pelo estado de Massachusetts, toma parte desde 10 de junho de 2021 do Conselho da Diáspora Açoriana. Este órgão consultivo criado em 2019 tem por base assegurar a participação, cooperação e auscultação dos açorianos no mundo, para a definição de objetivos comuns, no projeto de desenvolvimento dos Açores, através do debate, da emissão de pareceres, de sugestões e de propostas relacionadas com a emigração e a diáspora açoriana.
É presidido pelo Presidente do Governo e constituído por 35 membros, incluindo os 19 conselheiros eleitos pelas comunidades açorianas.
Os principais pilares a trabalhar pelos cinco Conselheiros eleitos pelos EUA são os Transportes e a Educação. Quem o afirma é Rui Baptista, de 59 anos e emigrado há 33 anos, que se mostra preocupado com os preços praticados nas ligações aéreas entre a América do Norte e os Açores.
“É verdade que estamos melhor que há 20 ou 30 anos, mas nem tudo está bem, os preços são uma exorbitância”, comenta o faialense. Os voos entre Boston e a Terceira, de finais de julho a inícios de agosto, a ultrapassar os 2.000 € são um exemplo do “exagero”.
“Nós, que residimos do outro lado, temos a saudade, mas vamos envelhecendo… os nossos filhos e os nossos netos, se não houver algo que os prenda e com estes preços, depois não vêm cá e vai-se perder uma mais-valia que temos”, alerta.
Há poucos meses surgiu a notícia de encerramento dos dois escritórios da SATA em Massachusetts, situação que gerou desconforto e impulsionou a intervenção de Baptista e da Conselheira eleito por Rhode Island. “Isto era uma loucura, os meus pais e os meus avós não marcam passagem online, têm que ir a uma Agência de Viagem”, recorda satisfeito pelo volte face da companhia aérea, permitindo continuar do lado de uma importante franja da nossa comunidade emigrante.
Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes
Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura