Coreia do Norte recebe pela primeira vez o Sul num jogo oficial de futebol

0
6
DR
A Coreia do Norte acolhe pela primeira vez um jogo de futebol oficial com a Coreia do Sul na terça-feira, em Pyongyang, onde as duas seleções medem forças numa partida de qualificação da zona asiática para o Mundial2022.As duas equipas partilham o primeiro lugar do grupo H, com seis pontos em dois jogos, mais três do que Turquemenistão (mais um jogo) e Líbano, com o Sri Lanka a ocupar o último lugar, sem qualquer ponto em três partidas. A partida tem também um ‘toque português’, com a presença do selecionador Paulo Bento e da respetiva equipa técnica ao comando da Coreia do Sul, enquanto os norte-coreanos são orientados por Yun Jong-Su.

Em 15 jogos disputados, apenas por uma vez – e num desafio particular – as duas seleções mediram forças na Coreia do Norte. Os anfitriões venceram em 1990, em Pyongyang, de forma inédita, por 2-1, mas a história pende claramente a favor do Sul (37.ª classificada do ranking FIFA), com sete triunfos e outros sete empates. Curiosamente, a superioridade inverte-se quando se trata do futebol feminino.

De resto, os jogos oficiais passaram ao longo dos anos por locais tão distintos como China, Singapura, Kuwait e Qatar. No último encontro oficial, na fase de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2010, o jogo teve de ser realizado em Xangai (China), uma vez que a Coreia do Norte (atual 113.ª do Mundo) não autorizava que o hino sul-coreano tocasse antes do apito inicial e que a respetiva bandeira fosse hasteada no seu território.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO