Cursos de Língua Portuguesa para Imigrantes

0
15

Decorre este ano a terceira edição dos Cursos de Língua Portuguesa para Imigrantes. As candidaturas encontram-se abertas e decorrem até 31 de março para as entidades formadoras.

Este curso pretende promover a plena integração dos imigrantes residentes nos Açores, através da formação em competências linguísticas que contribuam para a sua valorização profissional e pessoal.

Esta iniciativa, que é da responsabilidade do Governo Regional, através das direções regionais das Comunidades e da Educação, será lecionada preferencialmente, em horário pós-laboral, num total de 150 horas.

A aprovação final no curso permite que os imigrantes cumpram as exigências dos regimes para aquisição de nacionalidade portuguesa, concessão de autorização de residência permanente e estatuto de residência de longa duração, no que se refere ao requisito e prova de conhecimento da Língua Portuguesa.

Na edição do ano passado realizaram-se cinco cursos, nas ilhas do Faial, Flores, Terceira e São Miguel (dois), nos quais participaram 70 formandos provenientes de 22 países, nomeadamente Alemanha, Áustria, França, Ucrânia, Suécia, EUA, Holanda, Geórgia, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moldávia, Colômbia, Itália, Canadá, China, Senegal, Roménia, Lituânia, Índia, Reino Unido e Bélgica.

As candidaturas podem ser apresentadas por entidades de natureza pública, privada ou cooperativa, bem como estabelecimentos de ensino público. Os interessados podem obter mais informações sobre o curso e o respetivo formulário de candidatura na página da Direção Regional das Comunidades do Portal do Governo dos Açores, no endereço eletrónico http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/pgra-ssrpre-drcomunidades/.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO