DE 17 A 23 DE SETEMBRO – Município apresenta programa da primeira edição da Semana da Juventude

0
199
blank

Música, debates, workshops e desporto marcam a programação da 1.ª edição da Semana da Juventude (SJ), organizada pela Câmara Municipal da Horta (CMH) em parceria com a Câmara do Comércio e Indústria da Horta (CCIH) e outras entidades
públicas e privadas.
O evento decorre de 17 a 23 de setembro e é direcionado, sobretudo, à população jovem do concelho, pretendendo dotá-la de ferramentas para entrar no mercado de trabalho.

Dinamizada pelo município da Horta em parceria com a CCIH e outras entidades locais, públicas e privadas, a primeira semana destinada à juventude apresenta um vasto programa de atividades, que vão desde os concertos, aos workshops, debates e outras experiências desportivas.
As atividades, que decorrem de 17 a 23 de setembro, arrancam no sábado com prática desportiva durante o dia e um concerto à noite, pelos Hybrid Theory – Tibuto aos Linkink Park, seguidos do DJ KeSma, no Parque da Alagoa.
As atividades prosseguem durante a semana com colóquios, mesas redondas e whorshops relacionados com o mercado de trabalho e a formação profissional. Des-taque para o colóquio “Como ser empreendedor jovem?”, a realizar no Teatro Faia-lense, que contará com a intervenção da incubadora de empresas “InUac”, da Universidade dos Açores, e jovens empreendedores do Faial. Haverá também uma Mesa Redonda dedicada ao tema “Papel da qualificação profissional no mercado de trabalho”, e workshops de inteligência emocional, criação de currículos e preparação para entrevistas de emprego.
Da lista de propostas para esta iniciativa, consta também uma Feira de Emprego e um Open Day com empresas e entidades ligadas a várias áreas, para possibilitar aos jovens um contacto com o mundo profissional e também com a vertente formativa, através da Escola do Mar dos Açores e algumas universidades.
O último dia será preenchido com uma aula de Bootcamp e uma aula de zumba e a noite termina com atuação da Tuna Masculina da Universidade dos Açores Tunídeos e com o DJ Cisko.
Durante este evento, e a pensar na população em geral, a autarquia vai promover um workshop sobre “Como elaborar um CV que se destaque e uma carta de motivação?”, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça. Em simultâneo, o gabinete de Ação Social da CMH realizará ações de sensibilização e prevenção de comportamentos de risco e promoção de estilos de vida saudável.
Na sessão de apresentação deste evento, que decorreu na manhã desta segunda-feira, nos Paços do Concelho, o presidente da autarquia anunciou que esta será uma iniciativa a realizar “todos anos”, que resulta de uma proposta do programa de governação apresentado durante as eleições. Carlos Ferreira salientou que esta SJ é um evento não só a pensar nos jovens, mas também no tecido empresarial. “Através da parceria com as várias associações e entidades, proporcionaremos aos jovens uma partilha de conhecimentos, bem como um vasto programa de animação, numa tendência transversal e que engloba as mais diversas áreas do conhecimento, desporto, cultura e social”, afirmou. O presidente sublinhou que espera que esta “primeira SJ seja efetivamente um sucesso e possa dar já sinais para aquilo que será a SJ do próximo ano”.

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!