Descerrado busto em homenagem ao “Semilhas”

0
153
TI

TI

Na passagem do primeiro centenário do seu nascimento, que ocorreu no passado dia 16 de Setembro, junto à sede do Angústias Atlético Clube, foi descerrado um busto em 

homenagem a Joaquim Teixeira, mais conhecido no mundo do futebol como “Semilhas”.

Com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol e de familiares do homenageado, foi descerrado no passado dia 16 de Setembro, junto à sede do Angústias Atlético Clube, um busto que presta uma homenagem a Joaquim Teixeira, mais conhecido no mundo do futebol como “Semilhas”.
“Semilhas” na sua ilha ou “Gasógenio” em Lisboa, foi um dos mais importantes futebolistas da década de quarenta, vestindo as cores do Sport Lisboa e Benfica, do Vitória Sport Clube e da própria selecção de Portugal.
Desde novo se destacou no Atlético, tendo sido transferido para o Benfica quando tinha pouco mais de 21 anos pela quantia de 2.500 escudos. Ajudou a conquistar a primeira Taça de Portugal para o clube da Luz em 39/40 e a primeira dobradinha do Benfica, Taça e Campeonato, na época de 1942/1943.
Para além de outras conquistas, merece destaque o facto de ter sido o melhor marcador do Benfica com 37 golos na temporada de 43/44 e de a 21 de maio de 1945 se ter tornado o primeiro internacional açoriano a vestir a camisola das quinas num jogo realizado na Suiça.
Joaquim Teixeira foi considerado como um dos 100 melhores jogadores de sempre que atuaram ao serviço do clube da águia. Além do Benfica envergou a camisola do Vitória, do Elvas CAD e do Almada AC.
Faleceu na freguesia dos Anjos, Lisboa, em 19 de Novembro de 1976.
Nesta cerimónia, usou da palavra um familiar do “Semilhas” que agradeceu a todos “a homenagem feita ao meu tio-avô”, e de uma forma especial a Dejalme Vargas que “após três anos de namoro à distância, uma vez que não o conhecia pessoalmente, fez com que eu hoje esteja aqui”.
De seguida, o Presidente da Junta de freguesia das Angústias realçou a “justa homenagem a Joaquim Teixeira, mais conhecido por Semilhas em termos locais e regionais”, na passagem do 1.º centenário do seu nascimento. José Costa destacou ainda o feito de ele ter sido “o primeiro açoriano a envergar a camisola da selecção nacional de futebol” e de, naquela época “ter sido uma referência para muitos jovens”.
Depois, tomou da palavra o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes que referiu que desde a primeira hora mostrou vontade e disponibilidade em vir a esta justa homenagem, pois tratava-se de um tributo “ao primeiro açoriano a envergar a camisola das quinas”.
“Na altura a transferência realizada do Angústias Atlético Clube para o Benfica terá custado cerca de 2.500 escudos”, disse, salientando que “Semilhas fez parte de uma geração da década de 40, juntamente com outros grandes jogadores portugueses como Peyroteu”.
Segundo o Presidente da FPF é fundamental que este seja “um exemplo para os jovens”, destacando neste capitulo a chamada à selecção sub-21 de mais um açoriano, o jogador do Sporting Iuri Medeiros. Por fim, disse que “podem contar comigo e com a Federação”, sendo a prova disso o facto de “esta ser a 3 ou 4 vez que estou na Horta”.
A terminar a cerimónia de homenagem, o Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo salientou que “naquela altura não havia internet, televisão, ou redes sociais que ajudassem a cultivar a imagem das estrelas daquela época”. De acordo com Leonardo este jogador figura “entre os 15 melhores jogadores do Benfica de todos os tempos, sendo isso um motivo de orgulho para todos nós faialenses”.
“Este reconhecimento público representa o esforço de gerações de faialenses à frente de vários clubes que compõem a nossa Associação de Futebol da Horta e a aposta na formação para se chegar ao nível do Semilhas, concluiu. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!