Dia da Viola da Terra aplaudido de pé no Pico

0
18
DR
As comemorações do Dia da Viola da Terra, na ilha do Pico, encerraram com uma grande noite de concerto e conferência no Auditório da Madalena, que foi aplaudido de pé pelas duas centenas de pessoas que se encontravam na audiência. 
 
Sara Miguel, Jorge ’Canarinho’ Silva e Marcos Fernandez estrearam como Mar&ilha, um trio musical que viaja entre a tradição e a modernidade. O concerto de estreia teve foco na Viola da Terra e no seu progresso musical durante as últimas décadas, visitando a sua génese e explorando as suas possibilidades de futuro. Além da Viola da Terra, o Trio Mar&ilha juntou a guitarra acústica e o ukelele à voz inconfundível de Sara Miguel.
 
O Comendador do Povo, sr. Manuel Serpa, abriu a parte da conferência com nota máxima para este tipo de programa cultural, incentivando a associação MiratecArts não só a continuar a elevar a Viola da Terra mas como também outros instrumentos, como o bandolim. 
 
O evento foi uma ponte que liga dois tempos da Cultura nos Açores: o tradicional e o contemporâneo, enriquecidos pela excelência da Sara, do Jorge e do Marcos,” disse a Diretora Regional da Cultura, Dra. Susana Goulart Costa, na sua intervenção na noite de encerramento, onde se deu a subida ao palco de vários tocadores de Viola da Terra no Pico para uma chamarrita, a música de bailo tradicional.
Programação das comemorações do Dia da Viola da Terra aconteceram em 7 ilhas e continuam esta noite no Clube Asas do Atlântico em Santa Maria e, para a semana, na ilha Graciosa e na Terceira. www.diadavioladaterra.com

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO