Dia Internacional da Juventude

0
11

Numa altura em que muito se fala da juventude faialense, das atvidades que têm vindo a desenvolver, da associação criada (AJIFA) e da atitude cada vez mais consciente e ativa, este dia vem mesmo a calhar, o Dia Internacional da Juventude.

O dia 12 de Agosto foi escolhido como o Dia Internacional da Juventude na Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em Agosto de 1998, em Lisboa.

Neste dia várias instituições públicas oferecem acesso gratuito e descontos a todos os jovens em diversos bens e serviços, como museus, galerias de arte e exposições, de forma a celebrar o Dia Internacional da Juventude (também conhecido como Dia Mundial da Juventude).

Transportes públicos, cinemas e lojas comerciais são outros serviços que promovem campanhas promocionais neste dia.

Pilar Damião de Medeiros, Diretora Regional da Juventude, não quis que este dia passasse em branco e deixou a sa mensagem aos jovens : “Caros Jovens, hoje, dia 12 de agosto, celebra-se o Dia Internacional da Juventude. De uma Juventude que se quer cada vez mais pró-ativa e dinâmica, principalmente nos tempos que correm. Uma Juventude mais participativa que luta pelos seus direitos, não esquecendo os seus deveres para com a sociedade.

Hoje, e cada vez mais, faz-se um apelo à Juventude, no sentido de encarar os tempos difíceis com determinação e confiança num futuro que dependerá não só do contexto económico e social da sociedade onde se insere, mas também da intervenção e espírito crítico dos jovens.

Acreditamos ser importante incentivar a iniciativa e a participação politica e social da Juventude junto das entidades e dos centros de decisão, no que diz respeito à resolução de problemas ligados ao emprego e formação profissional, educação, habitação, saúde, desporto, tempos livres, entre outros.

A Juventude não pode por si só ser agente de mudança sem que para isso sejam criadas as condições necessárias. É neste sentido que o Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, dispõe-se a trabalhar com e para a Juventude Açoriana, de forma a encontrar e proporcionar o melhor caminho para o futuro” afirmou a diretora.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO