Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – Utentes do CAO e APADIF procedem à decoração natalícia da Casa da Autonomia

0
7
TI

No âmbito do Programa “Parlamento Presente” e das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Santa Casa da Misericórdia da Horta e do Projeto Moviment’Arte procederam à decoração da árvore de Natal e à construção do Presépio da Casa da Autonomia.
Para além da decoração Natalícia do átrio da sede do parlamento açoriano, foram ainda apresentadas várias coreografias que visam assinalar este dia.

A Assembleia Legislativa, cumprindo aquilo que é já uma tradição das últimas legislaturas, convidou os utentes do CAO da Santa Casa da Misericórdia da Horta e do Projeto Moviment’Arte da APADIF, para decorarem a árvore de Natal e construírem o presépio do parlamento açoriano.
Com esta iniciativa que se insere no programa “Parlamento Presente” a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) associou-se também às comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Aos jornalistas a presidente da ALRAA avançou que nos últimos anos o parlamento tem “optado por fazer esse convite” a estas instituições. No entanto, “nem sempre tem coincidido com este dia, mas esta semana a coincidência com esta data foi perfeita”, disse Ana Luís, acrescentando que, “temos de agradecer quer à APADIF quer ao CAO da Santa Casa porque esta é uma forma não só de apreciarmos os trabalhos que estas pessoas fizeram, mas também de chamar a atenção para as necessidades que eles têm e para aquilo que é imperativo hoje em dia que é termos uma sociedade mais inclusiva e aceitá-los de uma forma completamente normal e aberta e assim também o Natal ser colorido de forma diferente”, registou.
Para Ana Luís “é com grande prazer que o Parlamento Açoriano abre as suas portas para termos uma ajuda tão especial na decoração da árvore de Natal e na elaboração do presépio. Esta é uma forma de chamar a atenção para as dificuldades e para as necessidades destas pessoas tão especiais e também de trazer o espírito natalício até à Assembleia”, afirmou a presidente do Parlamento Açoriano.
Também Marta Faria responsável pelo Projeto Moviment’Arte destacou a importância desta iniciativa salientando que “para estes utentes estar aqui é uma festa. Todas as iniciativas que temos fora da sede da APADIF é para eles uma festa, é uma forma de convívio e, neste caso em concreto, de promover já o espírito natalício e de solidariedade entre eles”, afirmou.
Marta Faria, avançou ainda que “fomos convidados pela Assembleia para vir decorar a árvore de Natal e fazer os adornos para a sua decoração. Vamos também ter uma atuação para abrilhantar esta manhã em conjunto com os utentes do CAO da Santa casa da Misericórdia da Horta”.
Paralelamente a esta iniciativa, e uma vez que neste dia se assinalou o Dia Internacional da Pessoa com deficiência Marta Faria adiantou que decorreu na piscina Municipal da Horta, outra iniciativa, “um batismo de mergulho, com cidadão com deficiência” e à noite foi editado um livro.
O programa “Parlamento Presente” é um Projeto ALRAA que tem como principal objetivo aproximar o Parlamento do Cidadão, através da promoção de diversas iniciativas e diferentes abordagens de forma a relacionar o Cidadão com a Assembleia, permitindo-lhe estar Presente no Parlamento.
Este Projeto assenta em nove ilhas, nove conceitos, uma história, um pensamento, uma ação, através da solidariedade, da cultura, da proximidade, da abertura, da intergeracionalidade, da participação, memória, inclusão e sustentabilidade.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO