Dia Mundial da Criança assinalado nos Açores

0
17
DR

O Governo dos Açores, através das secretarias regionais da Educação e Cultura e dos Transportes e Obras Públicas, assinala o Dia Mundial da Criança com iniciativas em várias ilhas, envolvendo milhares de participantes.

O projeto “Escolinhas do Desporto”, da responsabilidade da Direção Regional do Desporto, desenvolveu hoje, em S. Jorge e na Graciosa, os seus Encontros Anuais, estando agendada idêntica iniciativa para os próximos dias nas restantes ilhas do arquipélago.

Estes Encontros, que têm como um dos principais objetivos contribuir para a formação global, equilibrada e harmoniosa das crianças, foram ao longo do tempo associados às comemorações do Dia Mundial da Criança.

Na essência destes Encontros existe a intenção de criar as condições necessárias para que as crianças possam usufruir de um grande momento festivo, de convívio, de interação e de alegria, promovendo também uma maior proximidade entre pais e filhos.

Deste modo, em cada ilha, através de cada Serviço de Desporto, estão a ser organizadas atividades lúdicas e recreativas, estimando-se este ano uma participação global de cerca de 5.300 crianças, devidamente enquadradas pelos técnicos que acompanharam e monitorizaram a atividade ao longo do ano.

Em S. Miguel, no Parque Século XXI, ao longo do dia de hoje decorrem um conjunto de atividades para assinalar o Dia Mundial da Criança.

Além de insufláveis e dos equipamentos disponíveis para utilização permanente no parque, estão a ser promovidas atividades lúdico-pedagógicas, numa associação do ato de brincar à atividade física e à aprendizagem.

Esta iniciativa do Governo dos Açores, à qual se associou o Instituto de Apoio à Criança dos Açores, prolonga-se até ao final da tarde de hoje.

A Direção Regional da Cultura, através das Bibliotecas Públicas e Arquivos Regionais sob a sua tutela, também se associa às comemorações do Dia Mundial da Criança, que se celebra sábado, 1 de junho.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, realiza uma Mostra Bibliográfica de Literatura Infantil, que estará patente de 1 a 8 de junho e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00h às 18h00, e, ao sábado, das 14h00 às 18h00.

Por seu turno, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove, a 1 de junho, pelas 16h00, a realização do espetáculo “O Papão e o Sonho”, a partir da obra homónima de José Jorge Letria, no horário e espaço habituais da “Hora do Conto”, destinada ao público familiar.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada também se associa às comemorações do Dia Mundial da Criança, promovendo hoje, pelas 21h00, no jardim interior, a realização do espetáculo “Noite Mágica”.

Este espetáculo tem como temática os clássicos da Disney e conta com a atuação do Conservatório Regional de Ponta Delgada e do grupo de bailarinos do Estúdio 13.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO