DIA MUNDIAL DA CRIANÇA – Cultura, natureza e muita animação marcam comemorações na Horta

0
13

 

 

 

"Ser criança é acreditar que tudo é possível.

É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco.

É tornar-se gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos.

Ser criança é fazer amigos antes de saber o nome deles.

É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.

Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.

Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser".

Gilberto dos Reis

 


O Dia Mundial da Criança é oficialmente 20 de Novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança.  Porém, a data efectiva de comemoração varia de país para país. Em Portugal, o dia das crianças é festejado no dia 1 de Junho, pois o mês de Maio homenageia Maria, mãe de Jesus. O dia da criança foi comemorado, pela primeira vez, no mundo inteiro a 1 de Junho de 1950.

Este ano, no Faial, as comemorações revestiram-se de particular significado, na medida em que, promoveu a autarquia, uma sessão de cinema e um arraial de rua para as escolas do pré-escolar e 1.º ciclo da ilha. 

O Teatro Faialense exibiu, durante o dia de hoje,  4 sessões do filme “Gnomeu e Julieta” uma história, inspirada no clássico "Romeu e Julieta" de William Shakespeare, onde os gnomos ganham vida e as personagens apenas querem ficar juntos e viver felizes para sempre.

 

Depois de cada sessão de cinema, cerca de 1.000 crianças encontraram na Alameda Barão de Roches uma festa à sua medida.

Das 08h30 às 17h30 a rua encontrou-se encerrada ao trânsito e transformou-se numa mega festa com palhaços, insufláveis, balões, gelados, música, viaturas da PSP e muita animação.

João Castro, presidente da Câmara Municipal da Horta disse na ocasião, que “estas comemorações só são possíveis com o empenho da comunidade. É o corolário de todas as politicais educativas que desenvolvemos ao longo de todo o ano”.

Estas comemorações, apesar de promovidas pela autarquia, resultam de uma concertação de sinergias de várias entidades e empresas locais.

A esse respeito sublinha João Castro que “toda a logística para trazer até este espaço as crianças das nossas escolas só é possível com muita energia e colaboração das escolas e forças de segurança, mas isso acontece, para grande satisfação da autarquia e, sobretudo, da pequenada”.

Tribuna das Ilhas esteve na Alameda Barão de Roches a ver como decorriam as actividades e para tentar perceber se as crianças sabiam o motivo de não estarem na escola como é hábito. Os mais pequenos devoravam os gelados que lhes foram oferecidos, e entre imensos sorrisos tímidos não quiseram falar para o gravador, mas Júlio de 10 anos, disse orgulhoso “hoje comemora-se o Dia Mundial da Criança, o dia de todos nós. É importante que se comemore para que nos possamos divertir mais”. 

Para Júlio ir ao Teatro Faialense não foi novidade, mas para a maior parte dos alunos das nossas escolas foi uma estreia. Sobre o filme, disse-nos, meio envergonhado, “foi muito fixe e divertido”.

 

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO