Dia Mundial da Dança celebrado na Horta

0
31

A Câmara Municipal da Horta assinalou, com pompa e circunstância, no dia 30 de abril o Dia Mundial da Dança.
Este evento atraiu ao Pavilhão Desportivo da Horta centenas de pessoas que o lotaram por completo.
Depois do sucesso das comemorações do Dia Mundial da Dança ao longo dos últimos anos, a verdade é que a fasquia, para a organização, é cada vez mais alta. Quem se deslocou ao Pavilhão da Horta para assistir a estas comemorações, não deu por perdido o seu tempo uma vez que o espetáculo foi magnífico, com muita cor, luz, brilho e glamour.
Esta celebração iniciou-se com o discurso do Presidente da Câmara Municipal que enalteceu a presença do numeroso público neste evento, salientando que este dia é sempre especial para os Faialenses.
Procedeu-se, de seguida, à entrega dos diplomas de participação aos diversos ginásios e grupos.
O espetáculo de dança começou verdadeiramente com a atuação dos bailarinos convidados especiais Ricardo Abelhas e Sandra Nogueira, professores de dança, que, com a apresentação de uma “Bachata”, levaram o público ao rubro.
Após esta brilhante dança, subiu ao palco o Hip-Hop do ginásio “GoGym”, que, com os mais novos, mostrou em dança como decorreu a evolução do homem ao longos dos tempos. Tratou-se de um magnífico momento de dança que maravilhou o público.
De seguida, atuou a CISA com uma dança de Hip-Hop orientada pela Prof. Paula Sousa, que cativou o público, o qual aplaudiu calorosamente todas as crianças presentes.
Depois, a APADIF e o ginásio “Corpuseven”mostraram ao público o que fazem com uma dança de Zumba, sob a orientação da monitora Mónica Nunes, alegrando o público presente, que não deixou de os aplaudir no final da atuação.
Sem parar, apareceram os alunos do CDEH, que durante cerca de cinco minutos encantaram o público presente com uma dança. Antes do intervalo, surgiu novamente o ginásio “Corpuseven” com mais uma atuação de Hip-Hop.
Após um curto intervalo, vieram os grandes momentos em que foi possível notar uma conjugação da dança com o desporto através da prática do Cicling, do Step, do Aerodance e do Jump, a cargo do ginásio “GoGym”.
Foram momentos que maravilharam o público, que os aplaudiram de forma entusiasmante.
Todas estas atuações são a prova que a dança e o desporto atraem na ilha do Faial centenas de pessoas, crianças, jovens ou idosos e de que temos nesta terra maravilhosos dançarinos e desportistas.
Uma palavra de apreço para a apresentadora Sofia Medeiros que, com o seu constante incentivar do público, quer para baterem palmas, quer para fazerem a “Hola Mexicana”, abrilhantou e deu mais “glamour” a este espetáculo anual da iniciativa da Câmara Municipal da Horta.
Sem dúvida, uma noite perfeita, repleta de bonitas danças, músicas, dançarinos e vestimentas.
Todavia, apesar deste espetáculo glamoroso, não pôde deixar de se notar o facto de não se ter tirado o máximo partido da presença daqueles grandiosos bailarinos, aproveitando a sua presença para dançarem mais músicas, quer no início do espetáculo, quer logo a seguir ao intervalo. Seriam momentos mágicos que permitiriam ao público que se deslocou ao Pavilhão Desportivo da Horta ver o que de bom se faz ao longo desse país.
Depois, notou-se também o facto de terem estado presente muito poucos ginásios e grupos em relação a anos anteriores.
Importa por isso, a quem organiza, tirar ilações desse mesmo facto, para que, no próximo ano, a cidade da Horta volte a assistir a mais um grande espetáculo de dança.
O Dia Mundial da Dança celebra-se todos os anos a 29 de abril. A data foi criada em 1982 pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO, que escolheu o dia 29 de abril como o Dia Internacional da Dança. Esta comemoração tem por base o dia de nascimento de Jean-Georges Noverre,que nasceu em 1727 e que foi um dos grandes nomes mundiais da dança.
A celebração do Dia Mundial da Dança tem como objetivo celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, independentemente das barreiras políticas, culturais e éticas. g

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO