Dia Mundial da Saúde – Hospital da Horta lança boletim Dosimétrico

0
43

O Serviço de Imagiologia do Hospital da Horta lançou este fim de semana o boletim individual de Registo Dosimétrico de Radiações Ionizantes.

O documento tem como público alvo os utentes até 18 anos de idade.

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, que se assinalou a 7 de abril, o Serviço de Imagiologia do Hospital da Horta (HH), lançou um boletim individual de Registo Dosimétrico de Radiações Ionizantes para todos os utentes até os 18 anos de idade.

Segundo a nota enviada às redações, este boletim funciona “como documento de registo individual cumulativo das doses de radiação ionizante, a que estão sujeitos, neste caso, crianças e jovens ao realizarem os seus exames complementares de diagnóstico, nomeadamente nos estudos de Raio X e Tomografia Computorizada (TC)”.

Esta iniciativa visa sensibilizar a população, consciencializando-a para os efeitos nefastos da exposição excessiva às radiações ionizantes, reconhecendo a importância das mesmas, quando estritamente necessárias para efeitos de diagnóstico”, explica a nota.

A soma das doses de radiação a que os utentes foram expostos é uma informação importante para os clínicos pois permite que sejam pedidos exames mais criteriosos e evita a repetição de exames, muitas vezes desnecessários.

O utente deverá fazer-se acompanhar do boletim sempre que for submetido a exames que utilizem radiações ionizantes para poder solicitar o registo da dose utilizada, não só no HH, como também em todos os estabelecimentos de saúde a que se desloque, quer em Portugal, como no estrangeiro.

A nota avança ainda que se pretende alargar, futuramente, a iniciativa a todas as idades.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO