Director Regional do Ambiente diz que “nunca houve um investimento tão grande na limpeza de ribeiras

0
10

Na sequência das recentes inundações registadas em S. Jorge e no Pico, o Director Regional do Ambiente, João Bettencourt afirmou que “nunca houve um investimento tão grande na limpeza de ribeiras e melhoria da segurança do escoamento”.

Nos últimos anos, o Governo Regional reduziu o montante das verbas destinadas à limpeza e manutenção das ribeiras e grotas. Relativamente a este assunto, João Bettencourt referiu que esta diminuição foi compensada “com um maior esforço financeiro direccionado para a contratação de pessoal e de empresas que desenvolvem os trabalhos considerados necessários”.

Durante o corrente ano foram contratados cerca de 214 mais operários de empresas especializadas na execução de trabalhos nas linhas de água, o que dá um total de 400 pessoas.

O Director Regional do Ambiente lembra que apesar do esforço, por vezes, há questões de natureza estrutural que não permitem garantir a não repetição de situações de inundações. “Estes são problemas que perduram no tempo e que, só com o apoio de todas as entidades e de toda a população, poderão ser atenuados”, frisou.

Relembra ainda que é fundamental que “todos se consciencializem da necessidade de respeitar os planos de ordenamento vigentes e manter livre de construção uma faixa de 10 metros em torno das ribeiras”.

 

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO